quinta-feira, 6 de março de 2014

Piazzas de Roma!



Sem dúvida, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Roma são as Piazzas, e são várias delas pela cidade, a mais conhecida é a histórica Piazza di Trevi, pois ali está um dos marcos da cidade a famosa Fontana di Trevi! A Fontana di Trevi é a maior fonte da Itália, a fonte foi restaurada em 1998 e as esculturas foram limpas e polidas, e a fonte foi provida de bombas para circulação da água e sua oxigenação. Além disso, ela é bastante cinematográfica, aparece em vários filmes e clipes musicais, filmes como os de Fellini, e videoclipes como o do cantor americano Bon Jovi.
As praças são importantes para o quotidiano dos romanos não fossem elas locais de encontro tão barulhentas e divertidas quanto essenciais e fascinantes. E todas elas, salvo raras exceções, têm os seus obeliscos, ora egípcios ora romanos. Estes eram vistos como pontos de referência para os peregrinos que visitavam a cidade no passado. 

Próximo ao Panteão, a Piazza della Rotonda possui uma das combinações mais interessantes, Piazza e Obelisco.












Já a Piazza Navona é considerada a mais bela praça da cidade. Oval, está cheia de cafés, atores e artistas de rua, turistas e fontes. O grande mestre, Bernini, desenhou a Fonte dos Quatro Rios, no centro da piazza, como não podia deixa de ser, também esta piazza possui um obelisco. Outras também importantes são as piazzas/scalinatas di Spagna e a Piazza del Popolo. 

A primeira impressiona pela quantidade de degraus que nos leva até à igreja de Trinità del Monti, acima da escadaria é possível ter uma das melhores vistas sobre a cidade de Roma. A Piazza del Popolo consegue ser ainda mais fascinante que a piazza di Spagna. Mais boêmia e cosmopolita. No centro da praça está um obelisco egípcio "Flaminio", transferido do Circus Maximus. golfe e uma corrida. 






Há muito mais praças e obeliscos em toda a cidade. Há também a piazza de San Pietro, no Vaticano, mas essa  ficará para outro post mais à frente. Já os obeliscos não citados anteriormente são incontáveis: desde o obelisco do Vaticano ao da Villa Medici passando pelo de Montecitorio, del Quirinale, Esquilino, da Villa Celimontana e de Dogali, enfim, são muitos e vários espalhados por Roma.






 

 

Esse cruzamento Piazza e Obelisco oferece um quê a mais a cidade, seja por motivos religiosos ou ostentação a verdade é que Roma possui essa dualidade de grandes obras que evidenciam bem a intervenção de grandes arquitetos e que transforma a cada dia o aspecto urbanístico da cidade.
As praças de Roma representam à cidade um grande nível cultural, histórico, de arquitetura e de turismo e constitui a incrível atmosfera da Cidade Eterna! 

São várias as piazzas algumas bem conhecidas, como as já citadas e outras nem tanto assim!
Entre elas, Piazza Barberini, Bocca della Verità, del Campidoglio, Campo de Fiori, Colonna, Farnese, della Minerva, Navona, del Popolo, del Quirinale, della Repubblica, della Rotonda, San Pietro, di Spagna, Largo di Torre Argentina, Venezia entre outras.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:


  1. Oi Flavia,

    Valeu pelas informações, estou com passaporte em dia (novo), reservas de hotel, seguro viagem e dinheiro/cartão crédito. E vou levar esses docs sempre a mao pra qualquer necessidade.

    Poderias descrever seu entendimento de bastante simples? Eh coisa de carimbar o passaporte e pronto? Ou precisam te apalpar dos pés à cabeça pra somente então olharem o passaporte e liberar?
    Adoraria uma narrativa de como foi o seu processo de imigração!

    Desculpe pois não tenho como entrar pela Inglaterra, já estou com passagem comprada para Paris mesmo. Tenho visto americano mas o detalhe é que está no passaporte antigo, tive de fazer um novo. Os demais carimbos também ficaram no velho, que droga.

    Fico mais tranquilo com as dicas e em saber que a imigracao na Franca (Europa em geral) nao eh essa paranoia toda como nos EUA que precisa ficar quase pelado. Credo eh muita humilhação!!!
    Muito obrigado.
    Abraço.

    -Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Eu ia até te perguntar se o seu passaporte é europeu. Pois se é, você nem precisa comprovar nada! Você fez tudo direito, não terá problemas pelo meu ver. Sempre tenha a mão todos os documentos! E só mostre o que for pedido, não chegue mostrando tudo, às vezes eles nem pedem nada.

      Se você possui todos os documentos, ele irá pedir a passagem de volta, comprovantes e o extrato do cartão de crédito e débito. Caso esteja satisfeito já carimba o passaporte e pronto, se não ele pedirá que você tire um extrato caso não o tenha feito e se tem dinheiro em espécie. No mais é só isso mesmo! Você será avaliado pelo fiscal da imigração, caso ele veja segurança em você te liberará, se for o contrário te convidará para um lugar mais reservado e irá olhar suas malas e inclusive o computador! Fique atento com o que você escreve nas redes sociais e no computador! Caso a sua intenção seja a de ficar ilegal, eles irão descobrir de alguma forma!

      Não tem problema nenhum os vistos estarem no passaporte antigo, é só mostrar todos os passaportes! Caso você tenha um visto negado, aí a coisa fica mais complicada! Eles levam muito em consideração se você já teve algum visto negado ou cancelado!

      As minhas imigrações sempre foram tranquilas, todas as vezes que fui pra Europa já tinha visto de estudante no meu passaporte, além disso tenho vários carimbos em todos os passaportes, eles só olham e me desejam boa viagem, isso me dá muita confiança! Uma vez, pararam a minha irmã e pediram vários documentos, inclusive dinheiro e o extrato do cartão, pensaram que o cartão era falso, aí já viu, mas saiu tudo bem depois que ela mostrou que tinha tudo completo!

      Abraços. Boa sorte e sempre diga a verdade!

      Flávia.

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!