segunda-feira, 10 de março de 2014

O Metrô de Brasília!


Só percebi agora que nunca falei muito sobre o metrô de Brasília! É até engraçado falar do metrô do lugar onde residi boa parte da minha vida! 
Lembro-me bem lá em 1994 quando o governo do Distrito Federal disse que o metrô iria ficar pronto em alguns meses! Pura picaretagem! Passou muito tempo até este realmente ser inaugurado! Tenho muita vergonha do governo daqui, eles fazem de tudo pra arrancar dinheiro da população e esse metrô foi uma das oportunidades de arrancar mais dinheiro do contribuinte! 
É bem verdade que é bastante útil, limpo e valorizou-se bastante o local onde eu moro, mas dizem que é um dos piores metrôs do mundo, um projeto ainda em testes com poucas estações e muitos problemas! Apesar disso as estações são charmosas e com alguma decoração, as mais bonitas possuem azulejos inspirados nas obras do incrível Athos Bulcão!

O Metrô de Brasília é operado pela estatal "METRÔ-DF - Companhia do Metropolitano do Distrito Federal".
Transporta cerca de 130 mil usuários por dia, que passam entre suas 24 estações e duas linhas (verde e laranja). Possui quase 43km de extensão, já tinha ouvido falar que eram 47km e é a segunda maior do país, ficando atrás apenas para a de São Paulo!
As linhas verde e laranja compartilham um trecho inicial de 19,19 km - entre as estações Central (localizada na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília) e Águas Claras - e depois se bifurcam, em forma da letra Y. 
A primeira parte compreende Águas Claras, percorrendo Taguatinga Centro e Taguatinga Norte, e chega até Ceilândia. 
O segundo eixo por Taguatinga Sul e atinge até Samambaia.




 Estação novinha em folha no Guará, e os vagões superfaturados do metrô brasiliense.

A construção foi iniciada em 1992 e sua previsão de inauguração seria em 1994 como já citei antes, mas com os incontáveis atrasos, o primeiro trecho foi só inaugurado em 2001! Piada, imagine a quantidade absurda de dinheiro embolsada! O serviço comercial começaria no mês de setembro, lembro bem, pois as viagens eram gratuitas!
Com a novidade, as pessoas tinham medo de andar de metrô, bem por isso, as estações ficavam vazias, hoje em dia, isso é impossível, estações lotadas e trens sempre atrasados!

Durante os primeiros meses, o Metrô operou somente das 10 às 16 horas, ao longo de 32 km da rede de 41 km (da Estação Central de Brasília a Taguatinga e a Samambaia), com 11 estações.

A estação Concessionárias foi entregue em 2002. 
A estação Arniqueiras passou a operar em 2004. As estações Centro Metropolitano e Ceilândia Sul foram inauguradas em 2006. No ano de 2008, em 16 de abril, foram entregues as estações 108 Sul, Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia. 


Algumas estações, sempre impecáveis e com a cara de Brasília, e os já inconfundíveis azulejos.

Em 2009 foram entregues as estações 102 Sul e 112 Sul. Em maio de 2010, foi entregue a estação Guará. 
Já pronta, a estação Estrada Parque ainda não está operacional. Ainda estão previstas as estações 104 Sul, 106 Sul, 110 Sul e Onoyama, além de novas estações nas expansões da linha na Asa Norte, Ceilândia e Samambaia.
Inaugurada em julho de 2010, a nova Rodoviária Interestadual de Brasília situa-se ao lado da estação Shopping. 
A localização do novo terminal de ônibus facilita seu acesso para os usuários do metrô.

O metrô trafega pelo subsolo no trecho entre a estação Central e a estação Asa Sul. Também é subterrâneo o trecho sob Taguatinga, onde fica a estação Praça do Relógio, bem como o trecho entre as estações Guariroba e Ceilândia Norte, passando pela Estação Ceilândia Centro (a única estação em subsolo na Ceilândia e uma das mais bonitas), e sob o centro da cidade. Também há um único trecho de via elevada sobre a EPIA, próximo à estação Shopping. Os outros trechos do Metrô-DF são basicamente pela superfície, predominantemente em trincheira.
No Metrô-DF a velocidade máxima é de até 80 km/h. A bitola dos trilhos é de 1.600 mm (Bitola Irlandesa) e a alimentação dos trens é feita por um terceiro trilho. 
Suas estações são equipadas com escadas fixas, escadas rolantes e elevadores.




A linha original com uma estação bem próxima a de casa, a linha projetada que seria um espetáculo, cobrindo assim todo o DF e entorno, e por último painéis na estação Central no Plano Piloto.

O Novo VLT de Brasília está previsto para entrar em funcionamento em 2015.
O VLT de Brasília, ou Metrô Leve de Brasília, cujas obras estavam paralisadas desde o segundo semestre de 2010 e foram retomadas em 2013, será um meio de transporte baseado no sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT), e tem como objetivos desafogar o fluxo de veículos, e incrementar o sistema público de transporte no Distrito Federal. O sistema será operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). 
O projeto completo tem como intuito ligar o Aeroporto de Brasília ao Terminal da Asa Norte, através da via W3, e também percorrerá todo o Eixo Monumental. 

O metrô é bem prático e ajuda muito a população localizada em Ceilândia e Taguatinga facilitando assim o acesso ao Plano Piloto, atualmente a passagem custa 3R$!
Nos próximos posts, mais sobre Brasília e o Vaticano!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Flávia,
    gostaria de saber em qual bibliografia você conseguiu aquele mapa do sistema de transportes sobre trilhos do DF ( é de qual ano; de qual site ou livro?)
    Estou fazendo um a pesquisa e queria saber qual era o projeto original dele, se houveram mudanças, etc...

    Enfim, muito agradecida por qualquer informação.
    Abraço,


    Mara Marchetti
    Eng.a Agrônoma
    "Faça diferente, faça consciente"
    Facebook Mobilidade Verde
    Facebook Bike Anjo DF
    CiclObservatório DF
    Facebook Comitê Popular da Copa - DF
    Movimento Brasília Sempre-Viva - brasiliasempreviva.blogspot.com.br
    Projeto Bicicletada Nacional Rio+20 - http://bicicletadanacional.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara! Então, eu achei essa imagem no google mesmo, você pode tentar procurar pela foto talvez ache alguma fonte. Achei muito interessante se esse projeto realmente fosse levado a cabo, uma pena né! Boa sorte na sua pesquisa! Abraços

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!