terça-feira, 11 de março de 2014

Catedral Metropolitana de Brasília!


Quando o Simon esteve aqui em 2011, fiz um post sobre os pontos turísticos, mas especificamente sobre a Catedral de Brasília, um dos pontos mais conhecidos da cidade! 
A própria foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. A Catedral está localizada à direita da Esplanada dos Ministérios, atrás do museu Honestino Guimarães. Em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes. 
Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com 3 metros de altura, representando Os Evangelistas, as esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968.
No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.
O batistério em forma ovóide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão.  


 







 

O campanário composto por quatro grandes sinos, doados pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. Cada peça insere-se em triângulos com dez metros de base e trinta metros de altura que foram projetados por Marianne Peretti em 1990. 

A via sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da Catedral, encontra-se um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintados por Athos Bulcão. 
Atualmente, o pároco da catedral é o padre George Albuquerque Tajra.









 


O Simon já tinha visto um programa sobre a Catedral na BBC, ele disse que gostou muito e a achou lindíssima, e na verdade é mesmo, uma das Catedrais mais bonitas que já vi. 
Por estar situada na Esplanada dos Ministérios, a Catedral não apresenta uma comunidade fixa, grande parte dos fiéis que a frequentam é composta por turistas e por pessoas que trabalham na Esplanada. 
A Catedral está aberta todos os dias para visitas, com exceção dos horários de missa. 
No próximo post mais sobre o Vaticano e nossa saída da Itália, além de conhecer Veneza!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!