quarta-feira, 12 de março de 2014

Basílica de São Pedro!


Depois de vários passeios por Roma, deixamos o Vaticano para um dos últimos dias, ficamos por ali o dia inteiro e foi um dos lugares que mais gostei na viagem. Pude conhecer as várias naves e entradas da Catedral, além de passear pelos arredores, na Praça São Pedro e ir ao Museu do Vaticano! 
O Vaticano ou Cidade do Vaticano é uma Cidade-Estado soberano localizado em Roma, capital da Itália! Possui uma população de mais de 800 habitantes e é considerado o menor país do mundo!
A Basílica de São Pedro é a principal sede da igreja católica e o maior edifício religioso do catolicismo na atualidade. É um dos locais mais visitados do mundo, está situado na Praça de São Pedro e alguns dos maiores artistas da história colaboraram na sua construção tais como Michelangelo, Rafael e Bernini!
Especificamente classificada pela UNESCO, catalogada e preservada como Património Mundial da Humanidade, a Basílica de São Pedro foi considerada o maior projeto arquitetônico da sua época e continua a ser um dos monumentos mais visitados e celebrados do mundo. Foi provado que sob o altar da Basílica está enterrado São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. A basílica é um famoso local de peregrinação, pelas suas funções litúrgicas e associações históricas.



 

























Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. Contrariamente à crença popular, São Pedro não é uma catedral, uma vez que não é a sede de um bispo. Essa foi a primeira Basílica que visitei na vida, a segunda foi a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México, que também possui sua grandiosidade, ainda quero conhecer a de Aparecida no Brasil, e a Basílica Ortodoxa que fica em Moscou!

A Basílica de São Pedro é uma igreja do estilo renascentista e fica a oeste do Rio Tibre, perto da colina Janículo e do Mausoléu de Adriano. É através da Praça de São Pedro que a basílica é abordada, onde se destacam duas estátuas de 5,55 metros de altura dos apóstolos do século I Pedro e Paulo. A sua cúpula domina o horizonte de Roma, elevando-se a uma altura de 136,57 metros.

A basílica contém um grande número de túmulos não só de papas como também de outras notáveis personalidades, muitos dos quais são considerados verdadeiras obras de arte reconhecidas mundialmente. Existem também uma série de esculturas em nichos e capelas, incluindo a Pietà de Miguel Ângelo (existe uma cópia na Catedral de Brasília). 
No entanto, a característica central é o baldaquino sobre o Altar Papal, projetado por Gian Lorenzo Bernini. Sem dúvida uma das obras mais incríveis e grandiosas que eu já vi, pode ser apreciada na primeira foto! Como já citei antes, sou fã de Catedrais e Igrejas, portanto, visita mais que válida no seu roteiro por Roma, mais sobre o Vaticano no próximo post! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!