domingo, 21 de setembro de 2014

O Metrô da Cidade do México!


Um dos meus metrôs preferidos! Impossível não passear pelo metrô do D.F e não se lembrar da música El Metro do grupo mexicano Café Tacvba!

O Metrô da Cidade do México oferece um serviço de transporte público às áreas central e norte e municípios do Estado de México, é o quinto maior sistema de metrô em número de passageiros, também pudera, a Cidade do México é uma das mais populosas do mundo! E como vai longe esse metrô, é possível ir ao aeroporto e até a cidades bem longe do centro como Coyocán! A primeira linha do metrô servia 16 estações e foi aberta ao público em 1969. Desde então foram feitas várias expansões e é composta por 12 linhas, 195 estações e 177 km de linhas. Dentre as estações, 106 são subterrâneas, 53 são de superfície e 16 são elevadas. Durante o horário de pico, os trens são invadidos constantemente por vendedores que vendem de tudo, desde CD's piratas, livros, bugingangas em geral e até apresentações pirotécnicas, uma vez vimos um homem rolando no chão com cacos de vidros, insano!
Em algumas linhas também no horário do rush os dois primeiros vagões são destinados a mulheres e crianças.




A programação visual do Metrô foi desenvolvida pelo norte-americano Lance Wyman, também criador dos logotipos das Olimpíadas de 1968. Essa programação inclui a identificação de cada estação por um símbolo minimalista (também chamado glifo, ícone ou pictograma), relacionado ao nome da estação ou à área em sua volta. Isso foi feito devido à extremamente alta taxa de analfabetismo à época da inauguração, de modo que seria mais fácil para a população se guiar por um sistema baseado em cores e símbolos visuais.



Além do nome da estação em si, a base para a escolha do símbolo pode levar em consideração a região onde ela se localiza, isso é uma das coisas mais geniais que já vi em um metrô! O desenho da estação que é idêntico ao da pirâmide, é a do deus do vento Ehécatl que na cultura dos aztecas era um dos deuses mais venerados, a estação é a Pino Suárez! Alguns outros exemplos..

  • Pontos de referência na área (um chafariz para a estação Salto del Água, referente à fonte que lá existe).
  • A tipologia (um coiote para a estação Coyoacán —o nome significa "lugar de coiotes" no idioma Nahuatl).
  • A história do lugar (na estação Juárez, o símbolo é a silhueta do presidente Benito Juárez).
Os pictogramas exibem as cores da linha a que a estação serve. As que atendem a duas ou mais linhas mostram as cores de cada linha em listas diagonais, como na já citada Salto del Água. 








Este sistema foi adotado nos sistemas de Metrobus, do "Tren Ligero" e dos "Ferrocarrilles Suburbanos" da capital, bem como nos metrôs de Guadalajara e Monterrey. Embora os símbolos não sejam mais necessários, devido à subida na taxa de alfabetização, o uso deles "pegou", e a iconografia como ilustração para o transporte público se fixou como característica distintiva mexicana. O México também "exportou" os pictogramas para outros países, como o Brasil, onde o Metrô da cidade do Recife os usa desde sua inauguração, em 1985.
No México vá sempre de metrô, uma experiência única!


L1 Rosa Pantitlán ↔ Observatório
                  L2 Azul         Cuatro Caminos  ↔ Tasqueña
L3 Verde oliva Indios Verdes ↔ Universidad
L4 Azul claro      Santa Anita  ↔ Martín Carrera
L5 Amarela     Politécnico  ↔  Pantitlán
L6 Vermelha           El Rosario  ↔  Martín Carrera
L7 Laranja           El Rosario  ↔  Barranca del Muerto
L8 Verde      Garibaldi  ↔  Constitución de 1917
L9   Castanha Pantitlán  ↔ Tacubaya
LA  Violeta Pantitlán  ↔  La Paz
LB Verde e prateado Ciudad Azteca  ↔  Buenavista
L12 Ouro Mixcoac  ↔  Tláhuac

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!