domingo, 6 de abril de 2014

Viena!



Viena é o centro cultural, político e financeiro da Áustria e é também uma das maiores cidades sobre o rio Danúbio. Chegamos lá de ônibus vindo de Budapeste! A passagem saiu até barato, somente 3,500 forins! A viagem foi tranquila e durou umas 5 horas, passamos pelo interior dos dois países! Há uma estação de metrô bem próximo da "rodoviária" de onde saíam os ônibus da Orange Ways, esperamos dentro de um escritório, pois o frio era demais e assim que ônibus chegou, pegamos este do lado de fora! Nossa chegada também foi do lado de fora da U-Bahnstation, a Praterstern/Nordbahn Strasse, uma das maiores estações de trem que vi por ali!
Como chegamos à noite o frio era demais, ainda teríamos que pegar o metrô e procurar nosso hostel, o Wombats de Viena, a primeira impressão foi ótima, a cidade é linda e bem estruturada, havia muita neve, muita mesmo, mas a princípio esta não atrapalhou muito, não posso dizer dos outros dias. Conhecemos vários pontos turísticos e gostei muito da cidade, deixo aqui um pouco de história e algumas fotos que tirei por lá.
O Centro histórico da cidade faz parte da Lista de Patrimônio da UNESCO, desde 2001.
A presença humana na atual Viena parece ter sido de origem celta, fundada em torno de 500 a.C., Viena foi originalmente um assentamento celta. Em 15 a.C., tornou-se uma cidade fronteiriça romana protegendo o Império Romano contra os povos germânicos ao norte. 



No século XIII, esta esteve sob a ameaça do Império Mongol, que se estendeu por grande parte da Rússia e China atuais. No entanto, devido à morte de seu líder, Ogedei, os exércitos mongóis recuaram da fronteira européia e não retornaram.
Durante a Idade Média, a cidade foi a sede da Dinastia Babenberg, e em 1440 tornou-se a cidade de residência da Dinastia Habsburgo. 

A cidade viria a se tornar a capital do Sacro Império Romano e um centro cultural de artes e ciência, música e gastronomia. Foi ocupada pela Hungria, entre 1485-1490. Nos séculos XVI e XVII, o exércitos otomanos foram barrados duas vezes fora de Viena. Em 1679, a peste bubônica atingiu a cidade, matando cerca de um terço de sua população.























 




Viena está localizada no nordeste da Áustria, na extensão leste dos Alpes, na Bacia de Viena. A cidade tem verões quentes com temperaturas médias elevadas. Os invernos são relativamente frios, com temperaturas médias em torno do ponto de congelamento, e queda de neve que ocorre principalmente entre dezembro e março. Passamos muito frio, em janeiro a temperatura ficou entre 2 e -5 graus!

A cidade é um importante centro de música erudita muitas vezes mencionada como a Cidade dos Músicos, possui também uma sede das Nações Unidas, abrigando a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e a Agência Internacional da Energia Atômica,encontra-se também na cidade a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Viena foi a cidade natal de diversos escritores, compositores e artistas em geral, destacando-se entre eles Franz Schubert e Strauss. Albergou também na sua corte o grupo conhecido como clássico vienense, onde Joseph Haydn, Mozart e Beethoven pertencem. Fizemos um Walking Tour e nos mostraram onde viviam essas grandes personalidades! Ali também conhecemos a casa de Sigmund Freud, neurologista que inventou a psicanálise.
Localiza-se na cidade de Viena uma das maiores catedrais góticas medievais, a Catedral de Santo Estêvão "Stephansdom", um grande exemplo da arquitetura medieval que remonta ao século XI.

Viena conta com uma particularidade arquitetônica que foi denominada Ringstrasse e foi idealizada e construída no século XIX, influenciada pelo nascente modernismo. A cidade também têm vários palácios como o Palácio de Schönbrunn mandado construir por Leopoldo I em 1696, e foi sendo aperfeiçoado pela imperatriz Maria Teresa até ao seu atual estilo rococó. Como outras, a cidade é  cortada pelo rio Danúbio, até hoje um dos maiores símbolos da cidade e de essencial importância para a economia vienense. No rio Danúbio encontra-se a Torre de Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante rotatório com uma vista magnifica para a cidade.
Logo logo mais de Viena, os pontos turísticos, o Metrô e o hostel onde nos hospedamos.
Até logo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Que cidade LINDA! Tá na minha vista de "preciso conhecer" faz tempo já, principalmente pela história! Quero ver de perto toda imponência dos Habsburgo.
    Beijão, Flavia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra hein Gege! Viena é sem dúvida linda, e no inverno parece aquelas cidades dos globos de neve! A arquitetura e os prédios são magníficos! Visite-a na primavera ou outono, valerá muito mais a pena! Beijos

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!