terça-feira, 17 de março de 2015

Moscou!

Eu me surpreendi bastante com a cidade, gostei muito e fiquei chocada como tudo nesse lugar é gigantesco! Sério, eu nunca vi uma cidade em grande escala como Moscou, praticamente todos os prédios do governos são imensos, eles queriam mesmo mostrar o poder do governo perante à população e ao mundo! Além das diferenças culturais, o alfabeto cirílico é totalmente diferente do que usualmente estamos acostumados. Com  mais de 17 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. A história russa é longa e começa no século I, através dos séculos e sucessivas ondas de invasões de povos bárbaros.
Moscou possui mais de 800 anos de idade e ainda detém muitas lembranças de seu passado imperial e soviético, é uma cidade de proporções enormes e de uma cultura extremamente rica, são mais de 30 teatros e 900 bibliotecas, inúmeros museus, galerias de arte, lugares históricos e pontos turísticos, ali está o famoso Bolshoi localizado na Praça do Teatro (Teatral’naya Ploshad) onde estão dois outros teatros: Malyi e a Academia teatral Russa.







Essa praça também é o local do Circo de Moscou, considerado um dos melhores do mundo e berçário de diversos artistas circenses, as muitas catedrais também são um espetáculo à parte, Moscou também é o centro financeiro e político da Rússia e da antiga União Soviética, geralmente possui uma diferença de fuso horário de 7 horas em relação à Brasília, por muitos anos, desde o desmembramento da União Soviética, a economia melhorou, e a era moderna trouxe arquitetura moderna e novos sistemas de transporte no início da década de 90, ainda assim possui um sistema de transporte extremamente eficiente e barato em relação ao Brasil.

Antigamente, a entrada de brasileiros era muito difícil, felizmente um acordo de livre passagem entre Brasil e Rússia foi assinado em 2010 e agora cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrada no país, exigindo apenas um passaporte válido por pelo menos 6 MESES. Porém, cidadãos de outras nações podem ter muita dificuldade para conseguir o visto para a Rússia, portanto se você tiver dupla cidadania, prefira o passaporte brasileiro.






Em Moscou consegui ver como o poder aquisitivo das mulheres é alto, a maioria no centro, próximo à Praça Vermelha e ao GUM com roupas caríssimas e objetos de luxo, Prada, Chanel, entre outros. Fato engraçado é que o Mcdonald's foi abolido da cidade por conta da falta de higiene, os que encontrei pelas ruas, estavam lacrados pela vigilância sanitária! Ainda assim é possível encontrar Burguer King e o KFC!






Em frente ao mausoléu, no outro lado da praça situa-se o shopping GUM (Glavny Universalny Magazin), o maior do gênero na Rússia, que abrigas lojas sofisticadas e de grife. Antigamente era aqui que os moscovitas enfrentavam as filas diárias para comprar alimentos e artigos necessários ao dia a dia. Hoje no GUM há de tudo, mas os preços são impraticáveis para a maior parte dos russos, a loja é voltada para visitantes ocidentais de alta renda, mas com certeza vale a pena a visita, ali pude comprar vários souvenirs, bem mais caros que no Memorial Panrusso.








O alfabeto russo é composto por 33 letras, sendo 21 consoantes, 10 vogais e duas letras sem som, cuja única finalidade é indicar se determinado som é forte ou fraco. Descontadas as dificuldades de comunicação, não é difícil se situar em Moscou. A cidade é cortada pelo rio Moskva, o que ajuda a servir de referência. O centro é envolvido por um anel rodoviário e entrecortado por diversas avenidas que conduzem ao miolo da cidade, onde está o Kremlin.




A moeda oficial é o rublo, tive alguns problemas pra trocar libras por rublos, eles aceitam bem mais o dólar e o euro, cartões são aceitos em diversos estabelecimentos, pagamos o hotel e compras com o cartão de crédito, já para utilizar o metrô e comer usamos os rublos que trocamos em Londres!

Outras cidades européias: #Berlim  #Viena  #Bruxelas  #Zagreb  #Liubliana  #Bratislava  #Barcelona 
 #Madri  #Amsterdã  #Budapeste  #Veneza  #Praga  #Vaticano
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Tô assim, de boca aberta!
    Muito linda a arquitetura.
    Tudo imponente.

    Lindo, deslumbrante mesmo!
    Tô impressionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léa! Eu também fiquei de boca aberta quando vi tudo de perto! Sem dúvida, Moscou merece uma visita! :)

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!