domingo, 8 de junho de 2014

Praga!


Praga tornou-se a quinta cidade mais querida do meu TOP 5! Que cidade encantadora, acho que esta é a preferida de vários viajantes pelo mundo! A cidade velha de Praga, denominada Stare Mesto, é o centro antigo onde nasceu a cidade, isto aconteceu na Idade Média, às margens do Rio Vltava. Ali estão as ruas principais, um grande labirinto, onde estão os prédios históricos, igrejas, museus, a famosa ponte Carlos, além de lojas, bares e restaurantes.
A Staromêstské Námêstí, a Praça da Cidade Velha está localizada bem no coração do centro antigo e é considerada o principal ponto de encontro da cidade. Repleta de construções coloridas, possui alguns dos edifícios mais antigos da República Tcheca, entre eles o prédio da antiga prefeitura da cidade "Staromestská radnice". Na praça há duas igrejas: a Catedral Týn "Týnský Chrám", de estilo gótico, e a Igreja de São Nicolau "Svatý Mikuláš", de estilo barroco.






A principal atração da praça é o relógio astronômico "Oroloj", construído no século XV, ele marca não apenas as horas, mas mostra também a posição do sol, da lua e das estrelas, enquanto sua torre mostra os signos do zodíaco e as estações do ano. Um grande evento acontece de hora em hora, quando uma procissão de bonecos de madeira que saem do relógio, encantando a multidão que se aglomera em sua frente. A vista lá de cima é uma das melhores de Praga e é um programa imperdível!

O ingresso custa 100 coroas tchecas, visitas das 09hs às 22hs!








Pegamos a cidade no inverno assim como a maioria que visitamos, posso dizer que foi um dos programas mais difíceis da viagem, o walking tour foi ótimo, mas o frio de -5 era sofrível, não sentia minhas pernas e à medida que o tempo ia passando ficava com um medo horrível de perder minhas pernas, não sentia nada e parecia que estava flutuando! 
Culpa da bota e das meias eu acho, próxima vez Praga na primavera ou verão!






























O bairro judeu "Josefov" o maior patrimônio judaico da cidade é uma boa pedida com suas sinagogas e cemitério milenares, o bairro constituiu um testemunho histórico por mil anos, até que foi liquidado pela brutal ocupação nazista no século XIX. Os nazistas expulsaram os judeus de Praga para a cidade-prisão de Terezín e de lá para Auschwitz, alguns dos bens roubados da comunidade judaica de toda a Boêmia e da Morávia estão agora expostos na sinagoga. Uma das maiores atrações da cidade é a Velha/Nova Sinagoga, uma incrível construção gótica de 1275 e o Cemitério Judaico, o Stary zidovsky hrbitov, onde é possível encontrar os mais de 12 mil corpos enterrados, uns sobre os outros, com uma profundidade de quase 3 metros!








Outra grande atração é a Ponte Carlos, Karluv Most foi construída no século XIV por ordem do imperador Carlos IV, é um triunfo gótico da engenharia, com 16 enormes arcos de arenito ao longo de aproximadamente 500m, que atravessam o Rio Vltava até chegar ao coração da Cidade Baixa "Malá Strana". A ponte é protegia por grandes barragens de madeira e por duas torres, uma cada em extremidade. É possível subir nas torres para ter uma visão ótima visão da ponte e da cidade. Ali está uma das maiores concentrações de turistas da cidade, ao longo da ponte é possível encontrar 30 esculturas barrocas, incluindo a estátua de São João Nepomuceno, o santo padroeiro das pontes. A maioria delas são réplicas das estátuas originais, que estão expostas no Museu Nacional da cidade.

Uma curiosidade sobre o Rio Vltava que é também conhecido com o Rio Moldava, ele nasce nas montanhas ao longo da fronteira com a Áustria. Corre no sentido norte para Elbe, a cerca de 40km de Praga, e suas águas desembocam no Mar Norte. Logo, logo falarei mais sobre o hostel em que nos hospedamos, além do metrô de Praga e alguns importantes pontos turísticos da cidade! 
Até lá!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!