domingo, 15 de junho de 2014

O Relógio Astronômico!


Quando se fala em Praga se fala nesse relógio, um dos pontos turísticos mais conhecidos, o relógio astronômico é um relógio dotado de ponteiros e mostradores, capaz de exibir informações astronômicas, tais como as posições relativas do Sol, da Lua, e também de alguns planetas e constelações, conhecido mundialmente como Orloj, é um relógio astronômico medieval que foi montado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha e é composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses ou zodíacos. A parte mais antiga do Orloj, composta pelo relógio mecânico e o mostrador astronômico, foi feita pelo relojoeiro Mikulas de Kadan e Jan Sindel, mais tarde professor de matemática e astronomia da Universidade de Charles, em 1410.



Este relógio é o terceiro de seu tipo. O primeiro foi construído em Pádua em 1334. Presume-se que em 1490 o mostrador do calendário foi adicionado e a fachada do relógio foi decorada com esculturas góticas. O Orloj parou de trabalhar muitas vezes durante os séculos, depois do reparo de 1552, foi consertado muitas vezes. No século XVII, foram adicionadas as estátuas móveis.
As estátuas dos apóstolos, no topo, foram adicionadas num grande reparo feito entre 1865 e 1866.
O Orloj sofreu muitos danos nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial quando os alemães apontaram o fogo da artilharia ao prédio da prefeitura. Toda a área foi queimada, junto com as esculturas de madeira do Orloj, assim como a face do calendário, de grande valor artístico, produzidos por Josef Manes. A máquina original foi consertada e o relógio voltou ao seu funcionamento normal em 1948, depois de muita pesquisa.























Existem algumas histórias pouco realistas sobre a construção do relógio astronômico. Por muito tempo, acreditou-se que o Orloj fora construído em 1490 pelo mestre-relojoeiro Hanus e seu assistente Jakub Cech. Outra história fictícia envolve o mesmo Mestre-Relojoeiro. A lenda conta que ele foi cegado para que não pudesse mais construir outro relógio parecido com esse.
O mostrador astronômico é forma mecânica do astrolábio, instrumento muito usado pela Astronomia medieval. De outro modo, o mostrador astronômico pode ser visto como planetário primitivo, que mostra o estado atual do Universo.

Há alguns detalhes arquitetônicos na fachada do relógio que são dignos de nota, inclusive por que fala algo sobre a população de Praga. Na fachada do relógio, além dos apóstolos, há 8 outras estátuas como a  vaidade, com um espelho na mão; a avareza, com um saco de dinheiro na mão, a morte, com a ampulheta na mão; e a invasão pagã. É importante falar que essas quatro estátuas representavam as quatro maiores preocupações cívicas da população praguense da época.


Nossa viagem por Praga foi perfeita e espero realmente voltar no verão, de lá fomos de ônibus até Berlim, uma viagem bem tranquila passando por algumas cidades na República Tcheca e inclusive com uma parada na cidade de Dresden na Alemanha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!