terça-feira, 10 de junho de 2014

O Metrô de Praga!


O Metropolitano de Praga é um sistema de metrô que serve a cidade de Praga, capital da República Tcheca. É formado por três linhas, a verde, vermelha e amarela. Chegamos em Praga de ônibus vindo da Áustria, portanto pegamos o metrô na estação do ônibus!
O preço da passagem são 72CZK.
Aproveitando os transportes públicos em Praga é necessário que a passagem comprada seja marcada no ônibus, no metrô ou no bonde, caso contrário a passagem é inválida, problema frequente dos turistas que sem saber não marcam a passagem e depois no caso de controle eventual tem que pagar uma multa bem salgada! 
Deslocar-se em Praga é muito fácil e barato, os trams, ônibus, metrô e trens servem a cidade inteira e permite um ótimo deslocamento à noite. Pra consultar mais sobre o sistema de transporte é só ir ao: http://www.dpp.cz/en/
O ônibus é a opção mais barata e é bem mais legal pelo fato de se conhecer e apreciar a vista da cidade. Os serviços são regulares obedecendo os horários estabelecidos. A validade dos bilhetes, os de 90 minutos 32 CZK, 24 horas 110CZK!
Cotação 1€, 27,44CZK.



No centro de Praga os bilhetes podem ser comprados nas estações de metrô, em bancas de jornais e revistas e em pequenas lojas de conveniência (chamadas em língua tcheca de trafika). Ficamos perdidinhas nessa parte, pois a mulher do guichê não queria nos vender os bilhetes, fomos a uma tabacaria e lá compramos e depois validamos o bilhete numa máquina muito da esquisita!

A marcação deve ser feita apenas uma única vez e o passageiro deve ter o bilhete o tempo todo em todos os deslocamentos, para apresentar em caso de fiscalização, ou correrá o risco de ter que pagar uma multa imediatamente. Não tente andar de metrô ou tram sem pagar, a passagem é muito barata e não vale a pena ser pego por um fiscal e pagar uns 40€ na hora e em DINHEIRO.











O mapa do metrô é simples e bastante interativo, portanto este é um dos metrôs mais facéis de locomoção! O serviço de táxi é um pouco decepcionante, parece que você está em Buenos Aires, mas é bem pior, pois o tcheco é inintelingível! Eles praticamente não respeitam as normas, se caso queira esse serviço, ligue no número 14014, o valor é 28CZK por cada quilômetro, isso para os táxis de cor amarela de AAA! 
Os de cor prata AAA cobram 5 vezes mais, portanto atenção!

As estações do metrô de Praga lembram bem as da Hungria, o metrô é antigo, medianamente limpo e bem intimidante, a maioria dos trens são antigos, mas são bem mais novos que as latas velhas da Hungria! As estações possuem uma decoração bastante peculiar com azulejos de ferro e alumínio em espirais bastante coloridos e chamativos, uma verdadeira festa!

Nos próximos posts mais sobre os pontos turísticos de Praga, a Casa Dançante, a Charles Bridge, e o Relógio Astronômico, um dos principais símbolos da cidade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!