sexta-feira, 25 de julho de 2014

Atomium!


Sempre tinha visto fotos e cartões postais desse monumento, e como qualquer monumento, pensava que era mediano, no qual foi a minha surpresa quando vi e achei realmente gigantesco! O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança.

Planejada inicialmente para durar apenas seis meses pelo arquiteto André Waterkeyn, sobreviveu tornando-se um local de visita obrigatória para os turistas. Muitos consideram o Atomium um ícone nacional, rivalizando com o Manneken Pis. Situa-se junto ao Estádio Balduíno I no Heysel Parque. Junto destes estão o centro de congressos  da União Européia e o Parque Mini-Europa.





O Átomo é um dos cartões postais de Bruxelas, quando se vê pela primeira vez esta estrutura enorme, fica-se sem saber como classificá-la; se é uma colossal escultura ou antes uma originalíssima obra de arquitetura. Em todo o caso, a primeira impressão é sempre de deslumbramento, pela dimensão, pela imponência e pelo brilho metálico que a reveste. Porém, a popularidade que conquistou entre os 42 milhões de visitantes da Expo 1958 e a sua singularidade acabaram por impedir a sua demolição.


Na época vivia-se um grande otimismo com a fantasia e a inovação na arquitetura, sendo assim nada mais certo continuar com o monumento. Naturalmente, sofreu um grande envelhecimento, que obrigou à realização de obras de renovação, que decorreram entre 2004 e 2006. 
Pode ser visitado todos os dias do ano, das 10 às 18 horas, sendo a entrada gratuita só para crianças menores de 12 anos. A visita incluiu a subida à esfera mais elevada, inclui ainda a visita a cinco outras esferas, por escadas, algumas delas rolantes.











O Átomo fica na cidade de Bruxelas, na periferia noroeste da cidade. 
Próximo está o Estádio de Heysel Park, pra ir até lá é só pegar o metrô na linha 1A, saindo na estação de Heysel.

Nos arredores do Atomium fica um grande complexo de diversões, o Bruparck. Lá têm vários passeios como o Mini Europe, uma parque com maquetes gigantes de todos os principais monumentos da Europa, que vão desde o Big Ben ao Arco do Triunfo, e é ótimo para tirar fotos ou para visitas com crianças, como estivemos em Bruxelas no inverno, infelizmente não foi possível entrar no Mini Europe, pois o parque não funciona nesta época do ano.

Pra terminar o passeio por Bruxelas, ainda tem a Rota dos Quadrinhos, até lá!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Ai, Bruxelas! Todos os amigos que foram pra lá são apenas elogios, não vejo a hora de conhecer. :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra você por aqui Paula! Eu ainda quero voltar tanto a Amsterdã quanto a Bruxelas no verão ou na primavera, não sei ainda quando, mas adorei muito as duas cidades! Fica tão próximo à Holanda, na época pagamos 7£ no trecho de ônibus da eurolines, vale a pena! BJ!

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!