domingo, 29 de dezembro de 2013

Placas das Ruas de Madri!


Assim que cheguei à capital espanhola, uma das coisas que mais me encantaram foram os letreiros de rua ou as placas de endereços, de longe as mais originais e bacanas que vi por aí! E isso que elas são datadas da Idade Média (não as de hoje, mas a sua criação), é bem verdade que algumas são bem conservadas, mas esse contraste do antigo com o novo acontece até nas plaquinhas! Na Idade Média era de grande valia esses letreiros indicando os nomes das ruas, até porque não existiam muitas ruas e quase todas ou tinham o mesmo nome ou eram chamadas de rua larga, rua estreita ou rua pequena, entre outras! Eles acabaram dividindo muitas das placas em Calles e Cavas, logo depois apareceram os outros nomes mais complexos. Em 1490 eles começaram a colocar nomes nas ditas ruas, as mais antigas de Madri são as Calles de los Estelos, Luzón e a del Pilar. Algumas das muitas ruas daquela época foram renomeadas, então é bem possível que estes letreiros já não existam mais. Como um exemplo da Calle del Arrabal que agora é chamada de Calle de las Fuentes.







Por meados de 1749 começaram a ser colocadas as primeiras placas de cerâmica indicando os números das casas em cores azul e branco, até hoje algumas estão conservadas, mas a maioria já desapareceu.


 

 




Já nos anos 30 eles instalaram as primeiras placas de azulejo com as figuras que ilustravam as histórias de cada rua ou praça sendo feitas nas Escola Oficial de Cerâmica da cidade de Madri. Nos anos 60 foram colocadas várias novas e algumas foram refeitas conservando-se assim desde então! São exemplos desse tipo que conservam a história de uma cidade e também de uma país, caso queira levar uma plaquinha de lembrança, é possível encontrá-las nas várias feiras próximo a Plaza Mayor! 


 

 

Próximos posts mais sobre a cidade de Madri e dos pontos turísticos. Entre eles Plaza Mayor, a Catedral de Almudena, o Estádio do Real Madrid, o Museu do Padro, a Plaza de Toros, o Parque del Buen Retiro e a nossa saída para a frenética Barcelona!
Hasta pronto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!