sábado, 28 de dezembro de 2013

O Metrô de Madri!




Como já é bem conhecido por aqui e como já comentei sobre os diversos metrôs pelo mundo, agora é a hora do metrô madrilenho. 
Assim que saímos do Barajas utilizamos o serviço, e sem dúvidas é um dos mais limpos, organizados e pontuais da Europa. Aqui é outra realidade, não se compara em nada com o de Paris e é muito parecido ao de Santiago do Chile e ao da Cidade do México! Herança dos colonizadores!
Aqui no BLOG tenho uma TAG só para estações de trem e metrô, já dei minha opinião sobre alguns metrôs conhecidos e logo virão outros mais. 
O metrô de Madri é um dos maiores do mundo, tanto por extensão quanto pelo número de estações! 
São 281 espalhadas por 12 linhas, além de 3 linhas de VLT com mais 38 estações chamado de "Metro Ligero de Madrid". É considerado o 6º maior metrô do mundo com 283 Km de extensão, perdendo para o de Londres, NY, Tóquio, Moscou e o de Seul!



 

Este foi inaugurado em 17 de outubro de 1919 pelo Rei Afonso XIII. Uma das primeiras estações foram a Puerta del Sol e Cuatro Caminos. Como em Londres e na França, as estações também serviram como abrigo de bombardeios aéreos. Isso aconteceu durante a Guerra Civil Espanhola nos anos 30. A grande expansão começou nos anos 70 e foi aumentando gradativamente entre os anos 80 e 90! O sistema é ótimo, impecável e funciona das 06hs às 01h30 da manhã, com exceção de algumas poucas linhas. 

 






Não são permitidos animais, exceto cães guias e animais domésticos de pequeno porte. Deixo aqui algumas fotos que tirei pelo metrô e arredores nesses dias em Madri! O símbolo do metrô é um dos mais bonitos e como em outras cidades da Europa algumas estações foram fechadas e rola em torno delas uma mitologia, caso da estação abandonada Chamberí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!