segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cusco, a Cidade Colonial!











Voltando a falar sobre uma das minhas cidades preferidas na viagem, Cusco foi incrível, tirando é claro o primeiro dia. 

Uma cidade rica tanto na construção Inca quanto na espanhola. Uma das características mais fortes da cidade é essa sobreposição da cultura católica espanhola aos costumes incas. 
Abalados por uma guerra civil, os nativos ofereceram pouca resistência quando os conquistadores espanhóis alcançaram a capital do império em 1532, trazendo entre outras coisas, armas, medo além de doenças devastadoras.
Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac. 
As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como os monumentos Korikancha e o Templo do Sol. Os incas eram tão brilhantes em sua arquitetura e engenharia que um grande exemplo disso continua intacto são as construções das igrejas, que foram usadas como base resistente das pedras dos templos incas. 
Um grande exemplo é a Pedra que sustenta o Palácio Arzobispal. 
Um dos muros incas mais conhecidos que está localizado na Calle Hatun Rumiyoc, ali está a pedra dos 12 lados, é fácil achá-la por conta dos guias que ficam explicando e cobrando pelo serviço.








Aqui na Plaza San Francisco, o Pirwa Hostel está localizado ao lado da Igreja, esse é o Templo de San Francisco de Asis, Templo de San Pedro ao lado da Estação de trens San Pedro e do Mercado de Artesanato local.

O centro de Cusco é uma aula de história ao ar livre. É daqueles lugares que quando você menos espera, pode topar com uma pedra que na realidade foi uma elaboradíssima construção inca com mais de 500 anos, para desvendar a cidade de Cusco, separe ao menos um dia para caminhar com calma pelas suas ruas. 







Basílica de la Catedral de Cusco, detalhe para a Sagrada Família e o São Miguel e o Demônio nos afrescos acima.

A Catedral, símbolo máximo da Plaza de Armas, a maior e mais bonita igreja de Cusco começou a ser construída no século XVI com pedras retiradas de importantes construções incas, seu interior impressiona com altares de ouro, estátuas, pinturas e murais que trazem claras influências indígenas, como é o caso do Puma esculpido na sua porta principal. As visitas são cobradas, mas é geralmente aberta antes para o horário das missas.


  


Aqui o Palacio Arzobispal, onde se localiza a Pedra dos 12 Angulos, ao lado A Basílica da Catedral, a maior de Cusco.


 O Templo Qorikancha construído no reinado do Inca Pachacutec em homenagem ao sol. Por tratar-se de um símbolo divino, a construção era refinada, suntuosa e repleta de objetos de ouro. Hoje, após sucessivos saques, sobraram as estruturas de pedra resistentes aos terremotos que foram usadas pelos espanhóis na construção da Igreja de Santo Domingo, além dessa a Igreja La Compañia e Iglesia de La Merced visita válida para apreciar a arte cusqueña.




Iglesia la Compañia de Jesus e la Iglesia de La Merced, a Plaza de Armas é rodeado por mais de 5 igrejas e todas de grandiosíssima construções.


O Museu de Arte pré-colombiano além de bem conservado, com ótimas explicações sobre as obras expostas, conta com uma vasta coleção de cerâmicas, jóias e esculturas precolombinas, abrangendo não apenas a cultura inca, mas também a Nasca, Mochica, Huari e Chimu.

    

  

Uma das minhas fotos preferidas, a vista do Conquistador e la Iglesia de la Merced ao fundo, aqui na Plaza de Armas de Cusco.


E por fim o bairro que fica ao norte da Plaza de Armas e é uma dos locais mais charmosos de Cusco por reunir uma série de artistas, lojas e bares que atraem os turistas boêmios. Na praça de San Blás há uma feira de artesanato sempre movimentada e divertida. Lá, também pode-se visitar uma pequena, porém interessante, igreja de adobe. Assim que avistei esse bairro, me lembrei de um programa que eu assistia na MTV Latino com o VJ Arturo e se chamava MTV Afuera, nesse dia ele visitou esse bairro e cantou uma música do artista Beck "Loser" em versão andina. 

Quem tiver curiosidade de assistir ao video La Historia de MTV Rewind Genial!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Eu sou fã desses lugares com civilizações históricas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Apesar de ter feito Letras, sou fanática por História e Geografia!

      Excluir
  2. A cidade é realmente linda e agradável para o turista, pois possui ótima infraestrutura com serviços satisfatórios. O Perú é lindo e fascinante para fazer turismo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fernanda! O Peru é um lugar incrível e Cusco superou todas as expectativas, uma das melhores viagens pela América Latina!

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!