terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ruínas de Tiwanaku.. (2)


Continuando..
O Deus principal está dentro do Museu, já que ele é realmente muito grande, estava em La Paz há alguns anos, mas foi transportado ao lugar ao qual pertencia antigamente, em La Paz esse sagrado Deus ficava na frente do estádio de futebol da cidade, e era alvo dos fanáticos torcedores que não respeitava sua presença ali. Alguns especulam que o nome moderno "Tiwanaku" é relacionado ao termo Aymará que significa "pedra no meio", em alusão a crença de que ficaria no centro do mundo.




A cidade cobriu uma extensão máxima de seis quilômetros quadrados e teve no apogeu estimados quarenta mil habitantes. Seu estilo de cerâmica sem igual é encontrado numa vasta área que cobre a moderna Bolívia, Peru, o norte do Chile e a Argentina. No entanto, é difícil dizer se a presença desta cerâmica atesta o poder político desta civilização sobre esta área ou somente atesta sua influência cultural e comercial. É considerada também uma cultura precursora das grandes construções megalíticas da América do Sul, cortando, entalhando ou esculpindo pedras pesando até cem toneladas, encaixando-as umas às outras com uma precisão e engenhosidade raramente encontradas mesmo na posterior arquitetura inca .

La Puerta del Sol









A originalidade do estilo da arte Tiwanaku, como a Porta do Sol é perceptível com o estilo da cultura Huari, certo que ambas as culturas definem o período das culturas pré-incaicas, parecendo que ambas foram precedidas pela cultura Paracas que floresceu na bacia norte do lago Titicaca.



Nota-se que além de estar bem cuidado, o sítio arqueológico de Tiwanaku encontra-se em mau estado de conservação, já tendo sofrido o saque de escavadores amadores em busca de preciosidades desde a queda da cidade. Esta destruição continuou no século XIX e início do século XX com ações como a redução das pedras monumentais em britas para a construção de ferrovia e o seu uso como alvo de tiro em exercício militar.




Algumas das fotos do Sítio Arqueológico de Tiahuanaco, do Deus e das escavações em andamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Post indrodutório sobre a cidade http://www.lunacaifan.blogspot.com.br/2012/02/mochilao-america-do-sul-ruinas-de.html

    ResponderExcluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!