quinta-feira, 9 de abril de 2015

O Kremlin e a Praça Vermelha!


Taí um lugar, que só de ouvir o nome dá medo! Kremlin! Eu sempre tive muita vontade de conhecer esse ponto turístico, me remetia a algo grandioso, intocável, e realmente é, mas felizmente é possível visitar o complexo e ficar embasbacado por toda a sua estrutura!

Eu fico imaginando como as pessoas faziam suas fotos na época das máquinas analógicas, é claro que eu me lembro dessa época, tanto que meu pai tinha duas máquinas olympus, mas era ele quem tirava as fotos e a gente não podia nem ao menos pensar em tocar nelas! Mas assim, eu fico imaginando hoje em dia, eu tiro uma média de 500 fotos ou mais por viagem e só depois escolho as melhores, naquela época eram umas 50 fotos e olhe lá, no final somente umas 10 saíam boas, a tecnologia, hoje em dia, realmente está a favor dos viajantes, sorte a minha que ainda assim consegui tirar fotos com o iphone e as fotos saíram medianas! Como eu já tinha tido, a minha câmera quebrou assim que eu saí do hotel! (Momento indagação aleatório)

Falando sobre o Kremlin, foi um dos lugares mais legais e fotogênicos que eu já fui, como eu já disse, ali tudo é grandioso, eles humilham o resto do mundo! Já começa pela Praça Vermelha, gigantesca! Ali fica também o mausoléu de Lênin e é o centro político do país, outros pontos turísticos conhecidos da Praça são a famosíssima Catedral de São Basílio, a Torre Spasskaya, a Torre Troitskaya, o palácio do Congresso Soviético que hoje é o ballet do Kremlin), a Catedral da Assunção (a que parece que é feita de ouro), a Torre do Sino de Ivan, o grande Palácio do Kremlin, o Arsenal do Kremlin e o Jardim de Alexandre! Pois é, o lugar é incrível!

Kremlin significa fortaleza em russo, e pode ser chamado assim qualquer construção fortificada em uma das cidades históricas. Em Moscou é datada do ano de 1156, a muralha do Kremlin contém 20 torres, das quais a principal é a Torre do Salvador (ou Torre Spasskaya).







A Praça Vermelha também foi o local de várias cerimônias públicas e proclamações no passado, e, ocasionalmente, o lugar das coroações dos Czares. Durante a era soviética, a Praça Vermelha manteve sua importância, além de ser o endereço oficial do governo soviético, durante o regime de Stalin ela permaneceu inacessível aos turistas, visto que está circundada pela muralha do Kremlin. As Torres do Kremlin costumavam ser a entrada privativa dos czares russos e suas famílias.

A Troitskaya Tower, está agora aberta ao público, e é a torre mais alta do Kremlin com uma altura de 76 metros, foi construída entre 1495 e 1499.
A Torre Spasskaya foi construída em 1491, o relógio da Torre Spasskaya apareceu entre 1491 e 1585, é geralmente referido como o relógio Kremlin e o horário oficial de Moscou é marcado por esse mesmo relógio, é tipo o Big Ben moscovita, todos os trens da Rússia obedecem a esse relógio.



O Kremlin abrigou a sede do governo até a transferência da capital para São Petersburgo. Depois da revolução bolchevique, em 1917, voltou a ser o endereço mais importante da Rússia, o Salão da Armoraria, é onde está preservada uma inestimável coleção de tesouros da história russa cobrindo o período que vai do século 4 ao 20, são centenas de jóias de ouro, prata e pedras preciosas, vestimentas, armaduras, tronos, carruagens, móveis, alguns dos famosíssimos ovos Fabergé e uma infinidade de objetos diversos. Outro destaque da exposição é o diamante de 180 quilates que pertenceu à imperatriz Catarina a Grande. O lugar é pura riqueza, chupa Inglaterra!

Todo roteiro turístico em Moscou começa pela Praça Vermelha, a Krasnaya Ploshchad, ali estão as muralhas do Kremlin, a Catedral de São Basílio, o Museu Histórico Nacional e o Shopping Gum (Glavny Universalny Magazin), o nome da praça não se deve à cor predominante dos prédios em volta, nem é referência ao comunismo, mas tem sua origem na palavra russa Krasnaya, que originalmente significava bonita, por estar situada frente à catedral de São Basílio. 
Em russo, Krasnaya pode significar tanto vermelho quanto bonito. 




Sobre o Palácio do Kremlin, atualmente serve de residência oficial do presidente da Rússia, alguns dos seus inúmeros quartos são usados para receber diplomatas estrangeiros. O Museu das Armas, é um dos mais antigos museus de Moscou, criado em 1808 e localizado dentro dos muros do Kremlin. O Oruzheinaya Palata originou-se como o arsenal real do país, esse mesmo prédio abriga a casa do fundo de Diamante russo, um museu separado, onde se exibe uma coleção exclusiva de jóias e diamantes que pertenciam aos czares e príncipes russos, ali é possível ver a coroa e o vestido de Catarina, a Grande, dispõe de coleções de artes exclusivas da Rússia, da Europa Ocidental e do Leste, alguns dos destaques incluem a Coroa Imperial da Rússia, o trono de marfim de Ivan, o Terrível, e outros tronos.

O Jardim de Alexandre foi um dos primeiros parques públicos urbanos, o parque é composto por três jardins separados, o jardim foi construído durante o período de 1819-1823, no lugar do leito do rio Neglinnaya, que foi canalizado no subsolo do parque. Ali que está o monumento do Soldado Desconhecido, que foi construído no local em 1967. O Túmulo do Soldado Desconhecido em russo é um memorial de guerra, dedicado aos soldados soviéticos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. O granito vermelho-escuro do monumento é decorado com uma escultura de bronze representando um ramo de louro e um capacete militar sobre uma bandeira.

Em frente ao monumento, há uma estrela de cinco pontas, que emana uma Chama Eterna  para representar o respeito aos mortos durante à resistência contra os nazistas. A chama se acende sob uma inscrição em bronze "Imya tvoyo neizvestno, Podvig tvoy bessmerten", "Seu nome é desconhecido, sua ação é imortal". À esquerda do túmulo há uma parede de granito com uma capa afirmando: "1941 - 1945 para aqueles que caíram pela Pátria". À direita do túmulo, alinhado a passarela está escrito os nomes das cidades heróicas, Leninegrado, Kiev, Stalingrado, Odessa, Sevastopol, Minsk, Kerch, Novorossiysk, Tula e Brest, Murmansk e Smolensk, a cerimônia da troca de guarda acontece a cada hora. Moscou é um desses lugares que se parece a um livro de história, é incrivelmente um livro vivo, a céu aberto!

Ainda faltam os relatos sobre a Catedral de São Basílio, alguns dos Museus de Moscou e o meu lugar preferido da viagem, o Museu do Cosmonauta! Até mais!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Minha nossa, só de olhar fotos a gente já fica de boca aberta, imagina ver tudo isso aí pessoalmente.. essas construções, são maravilhosas.. e todos os detalhes, a história, enfim, um lugar incrível mesmo, espero muito poder conhecer um dia!
    É tudo tão grandioso que deve dá aquele arrepio de ver tudo isso com os próprios olhos, né?

    E sim, me avise quando estiver com as passagens pra vir, vou adorar te conhecer e te levar pra passear por aqui, pra mim é melhor aos finais de semana porque na semana eu trabalho, então nos finais de semana tenho mais tempo livre. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tive muita vontade de ir a Moscou e Cuba, pois sempre fui fã de história e li muito sobre o regime comunista, e queria ter a oportunidade de ver em loco como eles vivem, as duas viagens foram incríveis! Em Moscou eu sempre ficava de boca aberta e falava OMG, WOW e coisas do gênero, tudo lá é gigantesco, eu nunca vi nada igual, nem os castelos da Europa, nem alguns monumentos da América Latina chegam perto. Eles realmente queriam ser os maiores.

      Pois é Taís, quero muito ir a Dublin esse ano e assim que marcar tudo eu te aviso, e conhecendo pela sua ótica será bem mais legal. Estava pensando mesmo num final de semana, podexá! Beijos

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!