domingo, 26 de outubro de 2014

Dinheiro e Vistos, Mochilão Cuba!


A moeda principal de Cuba é o peso cubano, mas para os turistas é o tal do CUC, peso convertible! São duas moedas circulando simultaneamente, o peso cubano (CUP) - que os cubanos usam no seu cotidiano - e o peso convertible (CUC), usado principalmente no turismo e que vale 24 vezes mais que o CUP. Na prática, o acesso às moedas cria uma divisão social entre aqueles que trabalham nas atividades turísticas e ganham em CUC que são os ricos e os que desempenham o restante das atividades produtivas. Essa divisão faz com que todos queiram oferecer algum tipo de serviço para o turista e receber o desejado CUC. Além disso, pra visitar Cuba é preciso tirar um visto, que eles chamam de cartão do turista, este permite uma entrada única de até 30 dias com propósito de turismo, e pode ser extendido por outros 30 dias basta procurar no hotel ou com as autoridades de imigração. Ligamos na embaixada de Cuba em Brasília, e nos falaram que é recomendável fazer um seguro viagem e apresentar a carteira da Febre Amarela.

Como já disse os brasileiros precisam de visto, mas tirá-lo não é nada difícil, é preciso alguns documentos para que o cartão do turista seja liberado, entre eles, um comprovante de hospedagem, pode ser do hotel, albergue ou das casas familiares (muito comum por lá), nós fizemos a nossa hospedagem justamente em um casa familiar, a Casa David y Lidia Díaz, muito bem recomendada no tripadvisor e em outros sites! Esta prática é bem comum, pois ajuda muito a economia cubana. 

Pode-se solicitar o cartão de duas formas; pessoalmente, tantos nos consulados ou na embaixada, em Brasília fica no:

Setor Consular da Embaixada – Brasília – DF
Endereço: SHIS – QI 05, Conj. 18, Casa 01 Brasília, Distrito Federal
Cep:71615-180; Telefone:(0xx61) 3248-4710 / 4215
Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 10 às 13h.

e apresentar os seguintes documentos na seção consular e por lá será emitido imediatamente. 
São eles: Passaporte válido, Formulário de solicitação preenchido, Cópia da passagem aérea, Cópia da reserva de hospedagem, e o pagamento da taxa consular no valor de 45R$! 
Pelo correio, será preciso enviar toda a documentação anterior e pagar a taxa consular mais o envio do sedex, o cartão será emitido em 3 dias e o valor será de 75R$ ou mais! 
Há algumas agências de turismo autorizadas pelo Governo Cubano, e companhias aéreas que emitem o Cartão de Turista, como moramos em Brasília é mais fácil ir até lá e pedir o documento!

No próximo post mais detalhes sobre o roteiro além de informar quais lugares iremos conhecer ou pelo menos uma previsão do que queremos ver na capital cubana! 
Foto retirada do site: Planejo viajar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Como a senhora viaja hein professora, rs
    Parabéns e saudades......
    Anne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Oi Anne, que linda! Saudades! Espero que esteja tudo bem contigo! Beijão

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!