quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Le Métropolitain de Paris!


Quem me conhece sabe que uma das minhas grandes paixões é andar de trem (ou metrô). A todos os lugares  que viajamos sempre tiro fotos de diferentes estações e metrôs pelo mundo. Já falei aqui sobre as estações de trem e metrô de Londres. E sempre posto fotos dos lugares. Já estiveram por aqui as de Londres, Barcelona, Madri, Buenos Aires, Santiago, São Paulo, Cidade do México, entre outros. 

O que mais me encanta, além da arquitetura, é o design e a originalidade das estações pelo mundo. Outra coisa é presenciar o cotidiano dos locais, você conhece bem a cultura de um lugar só indo ao metrô! O metrô mexicano é sem dúvida um dos mais originais, o de Moscou é um dos mais lindos. Mas no momento falarei um pouco sobre o metrô parisiense, que possui várias cópias de design em algumas cidades (inclusive no México). Assim que chegamos à Paris, já usamos o metrô no primeiro dia.

O metrô de Paris, conhecido como Métropolitain possui 16 linhas, identificadas por números do 1 ao 14, contendo ainda duas linhas menores, a 3 bis e a 7 bis, que se separam das linhas originais 3 e 7! É o quarto maior sistema de metrô da Europa ficando atrás de Londres, Moscou e Madri. Tem 213 quilômetros e mais de 300 estações. Aqui em Brasília temos 2 linhas e menos de 30 estações!







As famosas placas de entrada de Guimard são incríveis (são essas de design bem peculiar na cor verde), 86 ainda estão em funcionamento. A primeira linha do metrô francês foi inaugurada em 19 de julho de 1900. Na Segunda Guerra Mundial várias estações foram fechadas e algumas nunca foram reabertas, assim como em Londres originando estações fantasmas!






Utilizar o serviço é bastante fácil, bem mais até que o de Londres. Infelizmente a segurança deixa a desejar e os guichês em sua maioria estão sempre vazios ou fechados. Às vezes encontrávamos catracas quebradas e a população burlando o metrô e pulando para não pagar a passagem. O metrô é bem descuidado e durante o inverno várias pessoas dormem e ficam nas estações.

 


A arquitetura e a decoração são sempre originais e bacanas (essas letras das placas são fenomenais), mas a sujeira não ajuda muito na aparência. É claro que algumas linhas são simplesmente impecáveis! Tirando tudo isso o serviço é bastante extenso e pontual.

Algumas fotos que tiramos eu e minha irmã andando pelas ruas de Paris!
Fotos by @lunacaifan!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Eu adoro a eficiência e eficácia do metrô parisiense, que nos leva para qualquer lugar (em Londres temos que caminhar um monte mesmo em locais turisticas para encontrar uma estação, o que não acontece em Paris, por exemplo) de forma rápida e pontual.
    O que realmente pesa contra como você falou é que não é "limpo". Essa semana eles falaram nos jornais que vão investir pesado na limpeza e cobrar dos prestatários melhores serviços de limpeza e que em 18 meses esperam ver resultados. Vamos esperar para ver. Mas ao mesmo tempo tem o lado das pessoas de rua que ali se locomovem e até dormem, o que fazer, colocá-las na rua? Se fazem isso já vem o pessoal de esquerda dizendo que o transporte público tem que ser para todo mundo e democrático (aqui isso é mais forte que em outros países da Europa). Ontem peguei um metrô e tinha um morador de rua que infestou todo o vagão com o seu mau cheiro!
    Eles tb falam que o solo é bem diferente do de Londres (por isso é menos profundo), um solo que deixa passar muita umidade e faz com que (junto com a falta de escoamento de ar) cheire mal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena! Obrigada por passar aqui, fico muito feliz com a sua visita! O seu blog é um dos mais inspiradores e adoro tudo o que vc fala sobre Paris! Eu gostei muito do metrô de Paris, é bem tranquilo e fácil de se locomover, mas como nem tudo é perfeito existem algumas coisinhas que atrapalham né! Em 2011 vimos muitos mendigos dormindo nas estações, é bem verdade que agora em 2013 eles diminuiram bastante, mas vi muitas pessoas burlando o serviço!

      Eu até acho bem atípico pois o metrô nas capitais da América do Sul (Brasília e Santiago), parecem ser bem mais "limpos" que os da Europa, citando alguns como o de Londres, Paris e o de Roma (alguns sem lixeiras).

      Deve ser uma situação bastante complicada para o governo dar contas dessas pessoas que moram na rua ao qual a única saída é dormir no metrô! Felizmente o governo daí faz alguma coisa, aqui é praticamento impossível montar acampamento como eu vi em alguns lugares do metrô de Paris! Em Londres já tive o desprazer de sentar ao lado de uma pessoa que estava bastante fedorenta e isso acontece com frequência nos ônibus! É bem verdade que isso acontece em qualquer lugar do mundo, seja Paris ou Londres! Sem dúvida a eficiência e pontualidade dos metrôs europeus superam e muito os da América Latina!

      Excluir
  2. Oii Flávia! Obrigada pela visita lá no blog, adorei! :D

    Confesso que assim que cheguei, também era louca pelo metrô, mas agora que pego 2x por dia pra ir trabalhar me dá uma preguiiiiça kkkkkkkkk
    Só que basta lembrar do trânsito que eu pegava no Brasil pro abuso passar rapidinho :P

    Ainda não conheço Paris direito, na verdade a única coisa que vi foi algumas estações de metrô e o centro de convenções.. Espero que possa visitar a cidade em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Seu blog é bem legal! E a sua história é muito parecida com a minha! Felizmente deu tudo certo, mas fiquei 5 anos nessa enrolação entre idas e vindas! E como é difícil depois de ter morado em Londres voltar a vida normal no Brasil! Mesmo tendo morado aí por quase 2 anos ainda sou louca pelo metrô! Beijos

      Excluir
  3. Que lindo são essas plaquinhas com os nomes do metrô! Eu só conheço o metrô de Brasília e o de São Paulo, as fotos ficaram ótimas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Livia! Pois é, eu acho o metrô de Brasília até eficiente, uma pena é gastar tanto dinheiro para um metrô tão minúsculo como o nosso! O de São Paulo ainda é um pouco melhor, mas eles têm a junção com o metrô! Só temos que esperar que o governo melhore a malha ferroviária brasileira! Abraços!

    ResponderExcluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!