quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sorbonne, Pantheón e Obelisco de Paris!



Continuando com os posts do Mochilão Europa, mais precisamente de Paris, temos aqui alguns dos mais famosos pontos turísticos e monumentos da cidade. Eles estão na zona central e visitá-los é parada obrigatória. Um ótimo blog sobre a cidade e sobre a vida parisiense é o Viver Plenamente Paris da Milena, antes de programar a minha viagem para lá, li o blog de cabo a rabo, é realmente um dos melhores sobre a cidade. Alguns dos passeios que fiz com a gêmea foram às visitas ao Pantheón, à Sorbonne e ao Obelisco de Paris!
Sempre tive muita vontade de conhecer a Universidade, um dos meus professores de francês se formou lá e falava maravilhas de la Université! Visitamos o Quartier Latin, lugar bem conhecido nos anos 60 e onde os boêmios e os artistas costumavam morar. Lá estão localizados vários studios e repúblicas de estudantes, na época da faculdade, tentei uma bolsa, infelizmente era muito concorrido e caro. Quem sabe no futuro ainda tente estudar um pouco mais de francês ou história por lá! O Obelisco, bem o Obelisque de Luxor,  não está próximo a nenhum dos dois pontos turísticos aqui no post, mas também possui sua importância histórica para a cidade.



O milenar obelisco egípcio de 23 metros está localizado bem no centro de La Place de la Concorde e foi retirado do Templo de Luxor no Egito. Este chegou à Paris em dezembro de 1833 e foi colocado no lugar da guilhotina bastante usada durante a Revolução Francesa.




O Pantheón está bem próximo a alguns dos prédios da Sorbonne. O nome Sorbonne é usado pois seu fundador, Roberto de Sorbon, um teólogo muito famoso fundou o colégio em 1297. Visitamos a Universidade de Paris I (Panthéon/Sorbonne) que fica na Rue des Écoles, no V arrondissement, bem na área central de Paris. Ali estão a Academia de Paris, a École des Chartes e os Cursos de Civilização Francesa, além da Biblioteca da Universidade. 



 


Nas proximidades encontram-se o Pantheón e o Jardin du Luxembourg onde está o Senado francês.
Depois de passar pela Sorbonne fomos ao Panthéon, e que prédio monumental (não tão impressionante quanto o de Roma), mas incrível! Como já comentei este está bem próximo à Universidade, sua fachada neo-clássica está decorada com colunas no estilo coríntio.






No Panthéon estão os túmulos de mais de 60 personalidades francesas como Monet, Rousseau, Victor Hugo, Braile, Voltaire entre vários outros. Para chegar até a Sorbonne e ao Pantheón pelo metrô, as estações Cardinal Lemoine e pelo trem estação Jardin du Luxembourg (foi a que usamos). 
O Pantheón é aberto diariamente das 10hs às 18hs e custa 8 euros!

Na ordem das fotos, Obelisco de Luxor, Sorbonne e Panthéon!
Próximo post sobre o Arco do Triunfo, ou para os franceses, o L'arc du Triomphe!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!