sexta-feira, 11 de maio de 2012

Machu Picchu.. (2)











Agora falando sobre os roteiros pra Machu Picchu, muitos amigos me perguntam quais os tipos de rotas e trilhas pra se fazer por lá. 
Antes da viagem procurei em algumas agências e visitava diariamente o site dos mochileiros , se você estiver planejando a sua trip, cadastre-se e não perca tempo, você pode ter sua resposta por ali mesmo, são muitas experiências e vários relatos de viagem. 
Afinal, viajar pelo Peru e Bolívia não é fácil e é uma viagem um pouco complexa, então precisa SIM de planejamento.
Existem três perfis comuns de roteiros pra quem vai à Machu Picchu de trem, fazer tudo em um dia só, pernoitar em Águas Calientes e fazer a Trilha Inca. 
As duas primeiras opções são uma boa pedida pra quem está fora de forma, tem problemas de saúde, pouco tempo de viagem, não é muito fã de trekking ou tem algum tipo de medo de fazer a trilha.






Várias fotos da Cidade Sagrada, El Templo de las 3 Ventanas, A Cidade Principal, além da vista do Rio Urubamba.

O Trem da Peru Rail, opção pra quem quer conhecer Machu Picchu sem fazer a Trilha Inca, sai de Cusco rumo a Águas Calientes às 06h e volta em torno das 22h (há vários horários, mas se certifique quando for comprar sua passagem). Nesse percurso e rota escolhidos, infelizmente você não terá a oportunidade de escalar a Huayna Picchu, a Grande Montanha, que tem uma vista panorâmica incrível do complexo arqueológico. Além do que o horário de visita será o dos demais turistas, na alta temporada entre julho e agosto o lugar fica impossível então prepare-se psicologicamente e economicamente, pois tudo sairá bem mais caro.



 


+ fotos da Cidade Sagrada de Machu Picchu, no Interior da Casa del Inca.

No meu pacote as passagens do micrôonibus já estavam inclusas, mas o preço gira em torno de 15U$ ida e volta ou cada trecho em torno de 8U$ e não se esqueça de comprar a entrada pra Machu Picchu em Cusco, isso poupará tempo e dinheiro, já que na cidade é bem mais caro (ou eles nem a vendem), ou então faça como nós, compre logo um pacote completo. Você chegará cedo à cidade por volta das 10hs da manhã e terá todo o dia pra visitar o sítio arqueológico, mas infelizmente não poderá visitar todos os lugares por falta de tempo, a volta pode ser marcada por volta das 18hs (lembre-se que os trechos de trem nesse horário são mais caros).




Vários tipos de plantas e vegetação, a vista da Huyana Pichu, as pedras da Cidade.

No caso de ficar em Águas Calientes por pelo menos 1 dia, esse foi o nosso escolhido, saímos de Ollantaytambo no primeiro dia à noite e já fomos encaminhadas para o nosso B&B como disse no post anterior (tinha uma pessoa na estação nos esperando), comemos e conhecemos um pouco da rua principal e da noite por lá, já no outro dia (não acordei cedo) saímos por volta das 07hs da manhã em direção ao ponto do microônibus que nos levaria pra o topo. Não fiz questão nenhuma de acordar cedo como a maioria faz, (acordam como às 03hs da manhã) vão para uma fila enorme e esperam até às 06hs, além disso estava chovendo muito e tudo estava praticamente nublado. Ou seja, não dava pra ver nada. Muitos mochileiros vão bem cedo pra sentir a energia do lugar, ver o pôr-do-sol entre outras coisas, dependendo do seu estado de ânimo, faça o que achar melhor. Você poderá acordar às 04h pegar o micro ou subir a pé como muitos fazem, pense bem, pois pode ser cansativo pra quem pretende emendar com a escalada de 2 horas até a Huyana Picchu.


Muitas pessoas só ficam em Águas Calientes pra ter a grande oportunidade de escalar a Grande Montanha, você pode garantir sua senha já em Cusco (valor de 10U$) ou bem cedo na fila, optando pelos horários das 07hs ou das 10hs são distribuídas 400 senhas por dia, então garanta a sua com antecedência se caso queira subir a Huyana Picchu. Essa viagem deve ser bem planejada e exige bom preparo físico, tênis e roupas adequadas, água, comida e repelente, além é claro de muita energia e alegria, afinal você está conhecendo uma das grandes maravilhas do mundo. 


Existem é claro outras maneiras de chegar até lá, muitos fazem roteiros alternativos e às vezes se dão bem e outras não. Então tome bastante cuidado. Eu ainda indico comprar um pacote e não se preocupar como chegar até lá. Tem uma rota bastante conhecida e bem punk que é a que corta uma hidrelétrica e muitos vão caminhando pelos trilhos do trem e demora em torno de 3 horas ou mais essa caminhada, vários brasileiros fazem essa rota pra economizar dinheiro, eu particularmente acho muito perigoso e não teria coragem de fazer tal percurso.


Sobre a Trilha Inca, várias agências oferecem vários tipos de trilhas desde 2 dias até 7 ou 8 dias, depende de cada um. Há um controle de tráfego na Trilha. São permitidas somente 500 pessoas na trilha por dia. Isso inclui turistas, carregadores, cozinheiros e guias, ou seja, as vagas são pra todos. Se você realmente quer fazer a trilha inca, é preferível que contrate o serviço já no Brasil, vá com tudo pronto, pois pode ter a surpresa de não conseguir quando chegar a Cusco. Pra percorrer a Trilha Inca de 4 dias e 3 noites por exemplo, é fundamental fazer as reservas antecipadas com meses de antecedência, independentemente da época em que você for viajar. A disponibilidade de vagas é de acordo com o governo peruano, então se não há vagas é bem provável que você já não encontre em nenhuma agência.


A Trilha Inca percorre uma distância de 42 km mais ou menos, começa no km 88 da estrada de ferro, levando os visitantes pelas trilhas e restos arqueológicos ao longo do seu percurso, a trilha principal faz parte de um extenso sistema incaico de caminhos de mais de 23 mil quilômetros que integraram o Império Tawantinsuyo que cobria a Colômbia, Equador, Peru e a Bolívia, chegando até o centro do Chile e o norte da Argentina.

No próximo post falarei mais sobre o sítio arqueológico e algumas curiosidades.
Todas as fotos foram tiradas por mim e pela Fernanda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!