segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

L'impressionisme..



À travers de la peinture
L'impressionisme "Impressionismo"
O impressionismo é uma escola francesa, nascida pela associação de alguns artistas parisienses da segunda metade do século XIX, fortemente criticada no seu início, o movimento se manifestou notavelmente de 1874 a 1886, por oito exposições públicas em Paris, e marcou a ruptura da arte moderna com a academia. O impressionismo é caracterizado por uma tendência à fuga, a mobilidade dos fenômenos antes que a do aspecto estável e conceitual das coisas. O impressionismo teve uma grande influência sobre a arte nessa época, na pintura é claro, mas também na literatura e na música.

Impression, soleil levant de Claude Monet
Como já citado, entre as várias tendências ocorridas na Europa no século passado está um dos mais importantes, senão o maior movimento artístico, o impressionismo, que floresceu sobretudo na pintura. Trata-se de um estilo urbano, que descreve as mudanças e o movimento, o ritmo intenso e nervoso, as impressões efêmeras de um momento na vida das cidades. Enquanto a pintura realista se caracteriza por seus contornos nítidos e estáticos, de cores fortes e sombrias, a impressonista procurar captar a impressões produzidas pelos jogos de luz e sombra nas superfícies, através dos esboços aparentemente discuidados, de contornos diluídos e pinceladas rápidas, com uma imensa gradação de tonalidades. Os principais pintores impressionistas são Édouard Manet, Claude Monet, Auguste Renoir, Edgard Degas, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh.

Os artistas começam a se juntar para pintar e discutir, isso tudo ocorre no "Salon de Paris", maior instituição de pintura da época, entre os pioneiros estão Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Alfred Sisley, Frédéric Bazille, Camille Pissarro, Paul Cézanne e Armand Guillaumin.


Coin D'appartemente par Claude Monet (1840 - 1926)
Peintre impressioniste français. Il traduit les effets de la lumière sur les formes et les coleurs.



La Chambre par Vincent Van Gogh (1853 - 1890)
Peintre hollandais qui a passé la fin de sa vie en France. Il utilise la couleur pour exprimer de sentiments très forts.

O impressionismo também influenciou a escultura, com certa fluidez nos contornos de formas e volumes. Destacam-se as obras de Degas. Auguste Rodin, o maior escultor desse período, revela também influências de Michelangelo.


Paysage de Guillaumin

Renoir, La Grenouillère, Metropolitan Museum of Art, Nova York

Edgar Degas, La Classe de danse (1874), Musée d'Orsay, Paris
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!