segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Los Olvidados "Cine Mexicano"










Cine Mexicano "Los Olvidados"
Los Olvidados (1950)

Esse é o filme número 2 da lista dos cem melhores filmes mexicanos de todos os tempos. Dirigido pelo mestre Luis Buñuel, com roteiro de Luis Buñuel e Luis Alcoriza, titulado como um drama social com duração de 80 minutos.

Sinopse: El Jaibo, um adolescente problemático escapa de uma prisão e se reúne no bairro com seus amigos, junto a Pedro e outro menino assaltam a Don Carmelo, dias depois el Jaibo mata um garoto e apartir disso os destinos deles estão tragicamente unidos. Buñuel com ajuda de Juan Larrea pretende escrever uma história sobre as crianças pobres do México. Depois do argumento "¡Mi huerfanito jefe!" e com o apoio de Dancigers, ele dedicou vários meses em investigar o ambiente e as condições de vida dos bairros pobres da capital mexicana. Los Olvidados é pela sua temática e pela naturalidade dos seus atores um filme muito realista, filmado durante o apogeu do cinema neorrealista, quase documentário, sendo tomado erroneamente como um filme semelhante à "Roma Cidade Aberta" (1945) de Roberto Rossellini ou "Ladrones de Bicicletas" (1947) de Vittorio de Sica. No entanto, o filme de Buñuel mantêm muitos dos elementos que converteram o cineasta surrealista por excelência. É um filme que fala sobre a fatalidade do destino, sobre o absurdo e o irracional da vida. Os desejos ocultos, os sonhos, as paixões são elementos que mantêm vivo os personagens do filme. O filme de Buñuel é considerado uma arte, muito se deve a obra de gênios como ele e a filmes como "Los Olvidados".

Luis Buñuel foi sem dúvida o realizador mais importante do cinema de "habla hispana". Sua trajetória artística com 32 filmes em 50 anos de carreira é uma das mais importantes da cinematografia mundial. Los Olvidados é considerado o filme que voltou a colocar Buñuel na cena internacional, logo depois de sua impressionante estréia que foi seguido por duas décadas de relativa obscuridade.

Fonte: http://cinemexicano.mty.itesm.mx/front.html


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Actually the perspective by which the story is narred is marvellously dramatic. BEIJOS! Andrea.

    ResponderExcluir
  2. ehehehe, thanks Andrea! Why you writing in english??!! De todas maneras gracias por el comentario..
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!