quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O Hotel em Paris!




Hôtel Café de l'Avenir
Como já expliquei antes no post sobre Londres, não estou indicando nenhum hostel, ou hotel, essa é a minha impressão sobre os lugares em que me hospedei. Falando sobre esse achado, pois apesar de estar em um bairro bastante barra pesada de Paris, que agora é o queridinho dos hipters de lá, Saint-Ouen é bem próximo à Basílica da Sacré Coeur, portanto um dos bairros boêmios e barulhentos da cidade.
Assim que chegamos na Gare du Nord, ou seja a estação do Eurostar em Paris, procuramos logo um guichê para comprar os tickets de metrô. A fila estava gigantesca, e pela primeira vez já nos deparamos com as famosas ladras do leste europeu (sei que esse termo é bastante pejorativo e politicamente incorreto, mas é assim que elas são chamadas por lá). Elas são muito comuns em estações de trem, metrô e nos pontos turísticos. Fazem pequenos furtos assim que a pessoa se distrai. A maioria das jovens são de países como Romênia, Bósnia, Iugoslávia entre outros. O mais chocante é a incrível desenvoltura no francês e em várias línguas e como chamavam a atenção dos turistas. Elas usam uma prancheta e fazem um tipo de censo, distraindo a pessoa para que ela seja roubada.

 

Depois de esperar bastante tempo, já mencionei que a fila estava enorme? Havia como umas 30 pessoas esperando para comprar o ticket na máquina e mais outras tantas no guichê. Aproveitei e comprei logo uns 15 tickets para não precisar usar essa máquina tão cedo, sobraram muitos, pois nunca vi um sistema de transporte público mais decadente e burlado que o francês, mas isso contarei em outro post específico sobre o Le Métropolitain!
Pois bem, saindo da estação Gare du Nord (ainda nela), nos enrolamos bastante até achar a estação Garibaldi (a do hotel), que é localizado em Saint-Ouen, bairro típico de imigrantes africanos próximo (mas nem tanto) a Basílica da Sacré Coeur.

O Hotel: É um pouco longe do centro de Paris, mas está localizado precisamente encima da estação de metrô Garibaldi. Pagamos a pechincha de 35 euros em um quarto de casal em pleno final do ano. Ficamos por lá durante 4 dias, inclusive na noite da virada. O quarto é espaçoso, limpo, arejado e possui uma vista bacana! O wifi funciona direitinho, e além de banheiro o quarto tem uma TV! Da nossa janela víamos a incrível Basílica da Sacre Coeur, bem longe diga-se de passagem, e o bairro de Montmartre. 




A localização: É bem verdade que a vizinhaça é um pouco estranha, mas pode-se encontrar cafés, restaurantes, supermercado (o Monoprix), bares, o McDonald's e o metrô bem na porta. Sem contar que no final de semana é aberto o mercado de pulgas de Saint-Ouen! Depois conto como foi a nossa saída de ônibus do hotel até a Gare du l'Est e o trem até o Charles de Gaulle às 3 da manhã! 
O endereço: 1 Rue Charles Schmidt, 93400 Saint Ouen.

O Café da Manhã: No primeiro andar o hotel tem um café bastante charmoso onde eles servem café da manhã (não incluído), almoço e jantar. Sempre saímos cedo então deixávamos para comer na rua. Íamos a algumas padarias e tentávamos comer algo da culinária e patisseries francesas.

Como chegar: Da Gare du Nord pegue a linha 2 azul escura e logo depois troque na Place de Clichy pela linha 13 azul clara, a estação está a 5 pontos de distância.
Para ir até o Charles de Gaulle, como estava de madrugada, tomamos um ônibus até a Gare du l'Est e logo trocamos pela linha 4 rosa escura até a estação Les Halles, de lá troque pelo trem linha B e vá até o final, o aeroporto Charles de Gaulle T2 é a última estação. Com certeza, deve ter outro jeito mais fácil de chegar até lá, mas como saímos dessa estação, essa foi a melhor maneira. Demoramos mais ou menos uns 40 minutos desde a Gare du l'Est!


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domingo, 25 de agosto de 2013

Paris, Estação Gare du Nord!



Enfim chegamos à cidade Luz! Depois de 2 horas e meia, em média, estávamos na Estação Gare du Nord! Esse terminal, é um dos mais cheios de Paris, afinal todas as chegadas do Eurostar, algumas do Thalys e até trens da Alemanha, Bélgica e Holanda, chegam por aqui! Este é um dos 6 terminais da rede principal da SNCF em Paris. O metrô e o RER estão conectados aqui, portanto é bastante fácil e rápido chegar ao centro ou procurar o local onde estará hospedado! Nós ficamos em um hotelzinho bastante confortável e bacana! Foi muito rápido chegar até lá. Depois falarei mais do hotel, fica próximo à estação do metrô Garibaldi, em um dos bairros mais populares, em Saint-Ouen! Paris possui seis estações de trem, que por lá eles chamam de Gare! Cada uma possui o seu metrô correspondente e servem diferentes partes do país e do continente. A Gare du Nord é de onde saem os trens para o norte da França, Londres (via eurotunnel), Bélgica, Holanda, Alemanha e inclusive a Escandinávia.




 A Gare de l'Est fica bem próxima a do Norte, e os trens partem para o leste do país, a Gare d'Austerlitz serve trens para o Vale do Loire, Bordeaux, Espanha e Portugal. Na Gare de Lyon partem trens para o interior incluindo a Côte d'Azur, Nice, Marseille, Grenoble, Suíça e para a Itália. Além dessas ainda têm a Gare St. Lazare que serve trens vindos do Reino Unido pelos ferries e a Gare de Montparnasse que é a mais chique e a mais moderna com trens que servem o trem bala espanhol para Madri e o sudoeste francês.



 Ainda falando sobre a Garde du Nord, ela sem dúvida é a estação ferroviária mais movimentada da França, são mais de 90 milhões de passageiros por ano, é a última parada do Eurostar e do Thalys.  
A Gare du Nord tem todas as facilidades e serviços necessários de uma estação ferroviária, tais como máquinas de venda automática de bilhetes, agentes ferroviários, salas de espera, cafés, casas de câmbio e cabines de telefone. Os trens operados são o TGV, Eurostar, Thalys, trens regionais e os trens Intercity! Além disso, possui estacionamento, guarda-volumes, banheiros, salas de bagagem, wi-fi (que não funcionou direito), informações turísticas e achados e perdidos. 
Para ir ao aeroporto, tem a linha B do RER, mas recomendo a saída pela Gare de l'Est, é bem mais rápido e prático! 
Próximo post falarei mais sobre o hotel que ficamos em Paris, e mais sobre os pontos turísticos da Cidade Luz!

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sábado, 24 de agosto de 2013

Playlist, August 2013..


  • Travis, Writing to Reach you
  • Blur, Under the Westway
  • The Cure, Inbetween Days
  • Kasabian, Empire
  • Café Tacvba, Eres
  • La Gusana Ciega, Giroscopio
  • Travis, Flowers in the Window
  • Kaiser Chiefs, Half the Truth
  • Los Bunkers, Llueve sobre la Ciudad
  • Muse, Madness
  • Playa Limbo, Un gancho al Corazón
  • Smashing Pumpinks, Tonight, Tonight
  • Snow Patrol, Called out In the Dark
  • The Killers, Runaways
  • The Wallflowers, One Headlight
  • Travis, The Beautiful Occupation
  • Café Tacvba, El Metro
  • Arcade Fire, The Suburbs
  • Ben Howard, Only Love
  • Daft Punk, Aerodynamic
  • Franz Ferdinand, Walk Away
  • The Clash, I Fought the Law
  • Radiohead, Just

There are some tunes on my shuffle during the trip and my whole august month!
Looking forward to the Blur, Beck and Travis Concert in november!
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quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Saída do Eurostar de Londres!




Depois de alguns dias em Londres, logo Malvern, e Londres novamente, estávamos com a nossa ida marcada para passar o ano novo em Paris! 
O ano novo por lá conseguiu ser mais sem graça que o de Londres, que nem é tão ruim assim, mas é duro de aguentar um frio e tanta gente! Ficamos no Astor Quest em Bayswater, e como nossas passagens estavam marcadas para às 05:20, saímos do hostel mais ou menos às 2 da manhã. Na verdade foi bem tranquilo, das outras vezes fizemos a mesma coisa, não tem necessidade de esperar no terminal, pois o serviço noturno de ônibus de Londres é uma maravilha! 
Pegamos o night bus e chegamos com umas 2 horas de antecedência, o trajeto demorou menos de 30 minutos! O Terminal do Eurostar em Londres é o Terminal Internacional St. Pancras que fica atrás dos Terminais de Metrô e Trens de King's Cross.
Eu sempre gostei dos trens da Inglaterra, inclusive tive minha carteira por bastante tempo e sempre ganhava desconto! Pra nós é preferível utilizar o trem ao avião, infelizmente algumas vezes não é viável, portanto usamos o que mais for conveniente!

Assim que se chega ao terminal, é preciso esperar o horário do embarque, pois diferentemente dos outros trens, nesse é obrigatório a imigração. Portanto, fique ligado em não chegar atrasado, isso pode arruinar a viagem!




 Eles abrem a catraca e assim passa-se pelas 2 imigrações, a inglesa (raio x), e logo depois a francesa no qual eles carimbam o passaporte com a entrada em território francês! No lounge, espera-se mais alguns minutos até a liberação do trem, e pode-se inclusive trocar dinheiro ou comprar algumas coisinhas. O trem é como um outro qualquer, mas bem mais elegante e rápido. 

É mais rápido ir à Paris do que a Malvern!
Eu comprei as passagens do Eurostar pela internet dois meses antes e tudo correu bem. É só imprimir o boleto e mostrá-lo no dia da viagem. Como é necessário passar pelos controles de imigração, seria ótimo chegar com antecedência. Ida e volta saiu pela bagatela de 54£, como compramos antecipadas o preço saiu bastante em conta!


 Lembrando que fomos pela classe Standard, portanto não tínhamos opções de comida ou qualquer coisa do gênero. O Eurostar possui 3 classes, Standard, Standard Premier e Business Premier. A viagem durou mais ou menos 2 horas e 30 minutos, assim que chegamos à Paris foi necessário aumentar 1 hora em relação ao horário britânico. Eu levei 1 mochila grande e a coloquei no compartimento de bagagem próximo à porta, só é obrigatório etiquetá-la! Mas, se a mochila ou a mala for pequena ou média, é possível colocá-la no compartimento acima de sua cabeça, o lugar é bastante espaçoso.

 




Viajar de Eurostar é uma experiência bastante agradável e confortável, e pra quem já está acostumado a utilizar o trem na Inglaterra ou na Europa, não sentirá muitas dificuldades. O trajeto é curto e a paisagem é sem dúvida um dos atrativos da viagem. A chegada à Paris se dá pela Estacão Gare du Nord, aí já não é mais preciso fazer nenhum tipo de imigração, pois a própria já foi feita na Inglaterra. Essa estação é bastante grande e compreende também o metrô parisiense! 


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domingo, 18 de agosto de 2013

O Tube de Londres!


Fiz um post sobre o metrô de Londres em 2010 assim que comecei meu intercâmbio! 
O tempo passou e o metrô continua o mesmo, depois de algumas semanas já sabia usar o transporte como um Londoner e já sabia inclusive vários atalhos, quais lugares trocar e em quais não precisava fazer baldeação!

O metrô, o famoso tube ou no seu nome original London Underground serve grande parte da grande Londres e as áreas vizinhas de Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire e constitui o sistema de metrô mais antigo e já foi considerado o maior do mundo . Entrou em funcionamento no dia 10 de janeiro de 1863 com a linha Metropolitan Railway, de onde surgiu o termo metrô (a maior parte dessa rota é a linha Hammersmith & City). O tube tem 268 estações e aproximadamente 400 km de trilhos, há no entanto muitas estações antigas e túneis que hoje em dia estão fechados.

 


Estas rotas às vezes estão disponíveis para passeios turistícos, um exemplo é a linha de Strand! Segundo o Google a estação mais utilizada é a de King's Cross St. Pancras, com seu imponente castelo e inúmeras linhas de trem e metrô. Ouvi esses dias que a linha mais usada atualmente é a de Waterloo, sendo assim só o google pra saber!




O mapa do metrô de Londres é um marco do design clássico com seu sistema de códigos coloridos, muitos outros mapas de transportes foram influenciados por este, outro marco do metrô é o anúncio do "Mind the Gap" que serve para avisar os passageiros para terem cuidado entre o espaço deixado entre os trens e a plataforma. Mind the Gap foi introduzido em 1969 pela primeira vez numa estação da North London Line, devido a grande distância entre a plataforma e o trem. 

 


Outras linhas com o mesmo problema são as de Bakerloo line e Central line. A expressão é apenas uma parte do aviso, "Please, mind the gap between the train and the plataform!" Podemos também escutar a linda voz de Emma Clarke num tom elegante, leve e seco acompanhando você diariamente nas suas viagens. As linhas do metrô que mais utilizo são as da Northern Line, Bakerloo Line e as District e Circle Line, passear pelo metrô londrino é uma experiência, sem dúvida, excitante e enriquecedora.


Deixo aqui duas matérias interessantíssimas, uma do Mapa de Londres sobre curiosidades do tube e outra do Daily Mail sobre a construção do metrô londrino e as diferenças entre o passado e o presente! 





Fotos: Bond Street e Oxford Circus na Oxford Street, Paddington Station, Camden Town, Borough Station em Borough, Bank Station (uma das mais cheias), Green Park Station (próxima ao parque e a Piccadilly), Parsons Green (a da minha escola).
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