sábado, 18 de julho de 2009

O Mundo de Gaudí!





A imagem de Barcelona está relacionada a do arquiteto Antonio Gaudí. Conhecer sua obra é um dos principais objetivos dos visitantes. La Pedrera é o lugar mais indicado para iniciar o circuito Gaudiniano, ele está localizado numa esquina do Eixample e possui 3 fachadas, com suas linhas curvas evocando uma ondulação de pedra, salpicada pelos retorcidos guarda-copos metálicos das varandas. 
No nível superior apresenta um deslumbrante bosque de chaminés, engenhosas construções escultóricas. 
Na Pedrera o Espai Gaudí mostra maquetes e fotografias para que possa ser compreendida a lógica interna da obra do arquiteto, descobrindo que o gênio de Gaudí não residia só nos incríveis acabamentos, mas nas suas inovadoras e visionárias propostas de estrutura construtivas, não tão longe da Pedrera encontra-se outra famosa construção Gaudiniana, a Casa Batló, com seu telhado semelhante à pele de um dragão.









Gaudí, um arquiteto de inclinação mística e convicções rituais, trabalhou na Sagrada Família, ele passou os últimos anos da sua vida junto ao templo, ela até hoje encontra-se em obras. 
É uma obra de grandes magnitudes que Gaudí aceitou seu encargo com 31 anos e passou toda sua vida vinculada a ela, nela desenvolveu sua inventividade criadora e deixou voar sua imaginação. 
Com suas 8 torres exuberantes, sendo no total 16, a Sagrada Família será concluída daqui alguns anos, dizem que será no ano de 2025.








Outra obra impressionante é o Parc Güell, a obra de Gaudí de maior dimensão em Barcelona, esta cidade jardim, com aproximadamente 20 hectares combina os projetos de urbanização com os arquitetônicos, logo na entrada já vemos a monumental escadaria guardada por um Saúrio de Cerâmica. Após a escadaria encontra-se a sala Hipostila, um bosque de colunas e sobre ela a grande praça do Parc Güell, onde se encontra o famoso banco ondulado recoberto com restos de azulejos, louças e garrafas integrando um collage deslumbrante com coloridos e grande dinamismo. O parque ainda oferece as galerias com pórticos ou residencias que foram ocupadas pelos Güell e pelos Gaudí. Para completar o circuito Gaudí em Barcelona pode se visitar também a casa Vicens, os pavilhões da casa Güell, O Palau Güell, a Escola das Teresianas, a Casa Calvet, a Torre Bellesguard, a Porta e o Muro da Casa Miralles e as escolas da Sagrada Familia.

Fotos variadas de Barcelona, Sagrada Família, Espai Gaudí, Maquete de la Pedrera, Vista do Parc Güell, Prédio do la Pedrera.
Fotos atualizadas em janeiro de 2013!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!