sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ouro Preto e Mariana!


Logo chegamos em Ouro Preto, um dos lugares que eu mais amei conhecer, suas igrejas, praças e ladeiras, incrível. Tivemos uma saída guiada por toda a cidade, muitas histórias e ladeiras para contar. Uma ótima aula de história ao ar livre, ali o barroco brasileiro in loco. Fomos à casa de "Marília de Dirceu", nessa rua o famoso chafariz que "não casava mulheres". Ouro Preto é uma cidade universitária com mais de 400 repúblicas, visitamos quase a cidade toda caminhando e conhecemos os pontos principais. Mais algumas fotos para apreciação.

A Cidade Histórica de Ouro Preto foi fundada através da fusão de diversos arraiais, fundados por bandeirantes, em 1711, a cidade de Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980. No município, há treze distritos.



Visitamos a cidade caminhando e conhecemos os pontos principais, a ladeira que nunca acaba no topo a Igreja Árabe, Casa dos Contos no centro, visita à Senzala, com várias armas, utensílios e instrumentos de tortura usado em muitos escravos. Como de costume peguei folhetos informativos, mapas e guias. Logo depois na Casa da Moeda com várias réplicas de moedas desde a época do Império.






Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore. Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.


Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, oriundos principalmente da Região Sudeste do Brasil. 
As repúblicas fazem parte da tradição da cidade. 










Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro.
As Igrejas mais famosas em Ouro Preto são as Matriz Nossa Sra. do Pilar, Nossa Sra. do Carmo, Nossa Sra. do Rosário, São Francisco de Assis, Matriz Nossa Sra. do Pilar, São Francisco de Paula, Nossa Sra. das Mercês de Baixo (Perdões), Santa Efigênia ou Nossa Sra. do Rosário do Alto da Cruz. Algumas fotos de Ouro Preto e Mariana.




No centro da cidade a famosa estátua de Tiradentes, grande marco na história da cidade, ali perto o Museu da Incofidência Mineira e a Universidade Federal de Ouro Preto.







Além de ser um "museu a céu aberto", a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas.





Já Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. 






Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais, lá fizemos o passeio de trem, um dos poucos do Brasil, visitar as cidades históricas de Minas foi sem dúvida, um dos passeios mais completos e divertidos!
São tantas fotos, infelizmente coloquei somente algumas, mas dá pra notar que são duas cidades vibrantes e bastante coloridas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!