quarta-feira, 21 de março de 2007

Amén "Cine Francês e Alemão"






Cine Francês/Alemão
Amén/Amém
França/Alemanha


Um filme franco-alemão de 2002 dirigido por Costa-Gravas com um elenco formado por Michel Duchaussoy, Antje Schmidt, Frederick Von Thun, Ulrich Muhe, Hanns Zischler, Ulrich Tukur, Marcel Iures, Mathieu Kassovitz, Ion Caramitru entre outros.

Durante a 2° Guerra Mundial, um oficial da SS, desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza de tanques. Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana interpretado pelo ator francês "Mathieu Kassovitz" que sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus. Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa outro pela consciência e toda a intensa luta para salvar milhões de judeus. Ao mesmo tempo a situação cria a polêmcia que persegue a igreja católica até hoje, como seria possível ser cristão e nazista ao mesmo tempo.

Amém foi considerado por muitos um dos filmes mais polêmicos de 2002. O simples cartaz do filme com a suástica imitando uma cruz, na França provocou protestos e processos na justiça por católicos fervorosos e apesar disso e de ser um filme falado em inglês, ganhou na França o César (Oscar Francês) de melhor roteiro. Dirigido pelo vencedor do Oscar, Costa-Gavras, Amém é um filme intenso, provocante, histórico e que discute corajosamente a relação polêmica entre o Vaticano e o III Reich.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!