segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Marisa Monte & David Byrne "Águas de Março/Waters Of March"

Marisa Monte/David Byrne
"Águas de Março/Waters Of March"
Videoclipe da cantora brasileira Marisa Monte com a música "Águas de Março" gravado da MTV Brasil em 1997, do programa Território Nacional.

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domingo, 22 de fevereiro de 2009

Marisa Monte "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão" Discos


Marisa Monte
Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão
EMI, 1994.

Marisa de Azevedo Monte (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1967) é uma consagrada cantora, compositora e produtora musical brasileira. O disco seguinte, Mais (1991), introduziu-a no mercado internacional e a apresentou como compositora; a partir daí, prosseguiu com dois discos: o elogiado Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-rosa e Carvão (1994), considerado por muitos o melhor álbum da carreira da cantora. O álbum é um dos 90 melhores discos da história da música brasileira, segundo a revista Rolling Stone.

Lista de Músicas

"Maria de Verdade"
"Na Estrada"
"Ao Meu Redor"
"Segue o Seco"
"Pale Blue Eyes"
"Dança da Solidão"
"De Mais Ninguém"
"Alta Noite"
"O Céu"
"Bem Leve"
"Balança Pema
"Enquanto Isso"
"Esta Melodia"
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segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Les 400 Cents Coups "Os Incompreendidos"


Nouvelle Vague
Les 400 Cents Coups(Os Incompreendidos)(1959)
François Truffaut

Outro filme clássico da Nouvelle Vague, agora com a alcunha do gênio François Truffaut é "Os Incompreendidos" ou "Les Quatres Cents Coups". Um filme sobre a vida de um garoto que mostra a injustiça, a dor, o mal ou o bem, o herói ou o vilão, aqui não temos claro o que é o certo e o que é o errado. Nesse filme, Antoine Doinel "Jean-Pierre Leáud" é o filho de "Claire Maurier" que tem tempo pra tudo menos para seu filho, ele se sente excluído e desprezado. Além de ser um péssimo estudante odeia seu professor "Guy Decombie". Como não se importa com nada, ele mata aula e decide com seu amigo René "Patrick Auffay" ir a um parque de diversões.

Antoine se surpreende ao ver sua mãe beijando um homem na rua e no dia seguinte diz ao seu professor que faltou a aula porque sua mãe morreu. Mentira descoberta, ele foge e passa a noite fora de casa. Logo depois ele retorna, mas com problemas na escola ele decide fugir de novo e começa a fazer pequenos roubos, rouba uma máquina de escrever, depois tenta devolver, mas é levado à delegacia onde seu pai diz ao delegado de polícia que eles não aceitam um filho tão insubordinado e terrível. É então levado à prisão misturando-se a muitos criminosos.

Logo depois, vai para um centro de recuperação para deliqüentes juvenis e assiste a um psiquiatra, com essa ajuda ele consegue se libertar e dizer o que o atormenta. Ele está vivendo uma crise de juventude. Enquanto joga futebol ele escapa e vai até a Normandia, com o mar ele se sente livre, Antoine é refletido ali por toda a confusão, sonhos, ilusões da juventude que por um erro não pode voltar atrás. Os filmes de Truffaut que se seguem é uma forma autobiagráfica do cineasta todos com o ator Jean-Pierre Leáud papel de "Antoine Doinel" com várias seqüências durante 20 anos.

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A Borde de Souffle "Acossado"


Nouvelle Vague
A Borde de Souffle(Acossado)(1959)
Jean-Luc Godard

Filme clássico da Nouvelle Vague dirigido e produzido por Godard, mostrando a história de um ladrão, Michel Poiccard, interpretado por "Jean-Paul Belmondo" como um criminoso parisiense que está indo de Marseille à Paris em um carro roubado. Na cidade ele acaba matando um policial que tenta prendê-lo, ele foge para Paris e convence Patrícia "Joan Seberg" a esconder o corpo, enquanto isso o crime já está estampado em todos os jornais, então ele se esconde no apartamento de sua namorada onde discutem, fazem amor e ela diz que está grávida.

Logo após roubos e assaltos, é reconhecido na rua por um informante "Godard", assim a perseguição começa, o inspetor de polícia visita Patrícia e a ludibria a entregar o namorado, pois se ela não colaborar, enfrentará sérios problemas. Michel e Patrícia vão ao cinema e logo depois para casa de amigos. Na manhã seguinte ela liga para o inspetor e informa onde está Michel. Logo em seguida, ele está na rua e é surpreendido pelo inspetor que atira ocorrendo assim a sua inevitável morte.

A idéia da história foi dada por Truffaut grande amigo de Godard na época. Participações especiais formadas pelo conhecido diretor Jean-Pierre Melville que faz o papel de uma celebridade. Daniel Boulanger como o inspetor de polícia e o próprio Godard como o informante, além de Truffaut e Chabrol. Godard dizia que esse era um cinema mais livre e pessoal, sendo mais importante a forma como se conta a história do que ela própria.

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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nouvelle Vague "A Nova Onda"


Nouvelle Vague(Le Cinéma Français)
A Nova Onda


Alguém que goste muito de cinema com certeza já ouviu falar na "Nouvelle Vague", um movimento nascido na França no fim dos anos 50 se extendendo toda a década de 60. A Nouvelle Vague foi um movimento artístico do cinema francês que contestou várias coisas da época. A expressão foi lançada por Françoise Giroud em 1958, na revista L'Express ao fazer referência a novos cineastas franceses.

Os primeiros filmes eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade comum de transgredir as regras normalmente aceitas para o cinema comercial. O marco inicial do movimento se dera com o filme
"Le Beau Serge" traduzido para o português como "Nas Garras do Vício" do diretor Claude Chabrol. Logo depois, surgiram os clássicos "A Bout de Souflle" de 1959, "O Acossado" de Jean-Luc Godard, "Les Quatres Cents Coups" de 1959, "Os Incompreendidos" de François Truffaut.

Os cineastas mais famosos desse movimento são Jean-Luc Godard, François Truffaut, Alain Resnais, Jacques Rivette, Claude Chabrol e Eric Rohmer, sendo a maioria críticos de cinema da antológica revista "Cahiers du Cinéma", Cadernos de Cinema. Os autores desta fase detestavam muito dos grandes sucessos caseiros do cinema francês e elevavam os mestres do film noir americano. Alguns se modificaram seguindo caminhos mais acadêmicos outros continuaram com o seu cinema difícil, como é o caso de Godard, que muitas vezes se tornava mais pretensioso e mais além do experimental. Já Truffaut segue pelo caminho do classicismo atraindo uma grande quantidade de admiradores. Alains Resnais se consolida como um guru respeitável autor de alguns dos mais importantes filmes como
"Hiroshima, Mon Amour", de 1959, "O Último Ano em Marienbad" entre outros.

A Nouvelle Vague influenciou toda a cinematografia mundial, desde o Brasil com o "Cinema Novo", até mesmo nos EUA com cineastas como Francis Ford Coppola, Brian de Palma e Martin Scorsese prolongando-se a influência do final dos anos 60 até os anos 70. Os cineastas dessa "Nova Onda" incorporaram estilos e posturas da Cultura Pop ao Teatro Épico, a textos de Honoré de Balzac, Manet e Marx, além de questionamentos novos como a realidade sexual, o erotismo e o romantismo.

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